Indiana Jones e O Marcador do Destino ou a Eterna Imortialidade dos Anos 80

Hoje fui assistir na Sala 6 do cinema Nos Colombo que para mim é uma das melhores salas de cinema em Lisboa, a última entrada da franquia Indiana Jones, símbolo imortal da cultura dos anos 80.


Fui de mente limpa sem ver nenhum dos críticos de Youtube e foi para passar as quase 3 horas de filme sem intervalo e viajar no tempo para a melhor era para se crescer e viver apesar de todos os defeitos que os anos 80 tiveram e que não foram poucos


Um filme produzido pela LucasFilms e infelizmente da propriedade da empresa do Mickey, mas que ao contrário que eu temia não teve a treta das "questões progressistas" e teve a chamada testosterona tóxica que num filme de acção de aventura é o tempero obrigatório.


O filme teve ligação e referências a todos os filme anteriores da franquia nas 2 horas e 34 minutos de duração e para quem cresceu nos 80 foi a viagem sempre necessária nestes tempos estúpidos que se vivem agora.


O elenco liderado por Harrisson Ford, Phoebe Waller-Bridge e Mads Mikkelsen encheram as medidas de um fã de uma franquia marcante e que nesta sua quinta entrada, corrige os erros da entrada anterior e foi a saída pela porta grande de uma das franquias mais marcantes do cinema mundial e da cultura popular dos últimos 60 anos.


O que mais posso dizer... bem


Vão ver o filme e se tiverem algum filho ou parente que tenha mais de 12 anos, desliguem-lhe o telemóvel por duas e trinta e quatro minutos e viajem (literalmente) no tempo onde éramos todos felizes sem o saber.


Foi dos poucos filmes que me deu um prazer infinito a ver, tal como foi Transformers, mas este ainda foi mais prazeroso, ao nível de Bohemian Rhapsody ou Variações que na altura quem mencionei aqui neste blog ainda foram classificados por uma escala antiga que eu aplicava nas minhas críticas de cinema.


Hoje foi provado mais uma vez que os anos 80 do século XX nunca morrerão e hão de ser eternos enquanto a criatividade e a magia dos anos 80 não for recuperado e pelo que vejo nem que D. Sebastião regressasse esta magia voltaria alguma vez.


 


Longa Vida aos Anos 80


 


Classificação: 6  em 5 


 


Post-Scrpitum: Para quem não puder ir ver ao cinema, compre em DVD (legítimo) veja em streaming mas veja este belo filme 

Comentários

Mensagens populares