A Culpa é Sempre do Outro
Ao ver as notícias onde vão haver urgências pediátricas fechadas rotativamente devido a alegada falta de médicos deixou-me chocado e a retórica tanto do governo como da ordem dos médicos não me diz nada.
Por um lado, o governo, justifica-se com a falta de verbas e outras desculpas para sua incompetência e por outro lado, a Ordem dos Médicos; tal como fosse uma espécie de ordem iniciática, recusa-se a validar mais cursos de medicina ou a dar equivalência aos milhares de migrantes e refugiados que Portugal tem e com a aposentação e falecimento dos médicos mais idosos, os quadros vão diminindo em todas as especialidades.
Sim, os culpados são mais do que conhecidos e é um facto inegável e ninguém faz nada para acabar com isso, perdendo o tempo a palrar nos meios de comunicação a mostrar os seus argumentos, mas soluções nada e quem se trama é quem não faz parte do Clube.
A saúde é um direito constituicional e eu como cidadão exijo que este direito seja cumprido por quem que o assegurar em vez de perderem tempo em assuntos que nunca vão passar de areia para os olhos.
Uma das soluções que seria sempre temporária seria tornar obrigatório o exercício de medicina no SNS a todos os médicos de todas as especialidades no primeiros 3 a 5 anos depois de acabarem o seu curso porque parte do curso em termos de custos foi custeado pelos impostos de todos os contribuintes.
Outra solução é obrigar por uma qualquer ferramenta legal, a autorização de abertura de mais cursos de medicina e a sua validação pela parte da "ordem iniciática" porque esta ferramenta seria apenas o cumprir de um direito que vem inscrito na lei fundamental e além disso é um direito humano.
Nunca nos podemos esquecer que os membros de topo da ordem inciática situada não muito longe do Aeroporto Humberto Delgado nunca vão nem ao centro de saúde nem a urgência hospitalar, mas sim a uma qualquer clínica.
Ansi Parlait Nietzsche
Comentários
Enviar um comentário