Top Gun - Maverick...36 Anos de Espera que Valeram a Pena....sobretudo para quem cresceu nos 80's
Quando na minha última visita ao paraíso do cinema chamado Sala 4 do Cinema Nos Colombo quando fui assistir ao psicadélico Dr. Estranho E a Loucura do Multiverso e ao ver os teasers e trailers do que vinha a caminho e um deles foi da, já muito aguardada para as classes de '79 para trás e que têm entranhadas dentro do seu ADN a era de ouro da cultura que sempre serão os anos 80 do Século XX.
Um destes trailers foi da obra-prima que tive todo o prazer de assistir hoje, que é Top Gun - Maverick.
De caras fiquei logo em pulgas, para dizer com a hype a contar os dias para comprar os bilhetes porque tive um certo arrepio semelhante quando vi o trailer de Variações e que algo de muito bom estava para vir.
Bem, eu estava certo e as ligações entre os dois filme estavam presentes, com os flashback apenas os necessários para fazer a ligação entre os dois filmes, tornando não apenas uma simples sequela, mas um filme que tanto pode ser uma sequela, como uma reconciliação com o passado com o lamber das feridas que este pode deixar.
De destacar o pequeno, mas forte papel de Val Kilmer que apesar de ter perdido a voz devido ter sofrido um cancro na garganta tem um papel chave na narrativa do filme e eu apenas respirei fundo para não começar na choradeira, porque admiro todos aqueles que lutam contra esta doença terrível que é o cancro e desde 2003 devido a um estranha coincidência de factores tenho consulta de neurologia no IPO-Lx e e tenho visto de tudo nestes 19 anos que lá vou.
Voltando ao filme, o elenco encabeçado por um brilhante Tom Cruise deu mais de duas horas tão bem passadas que fizeram qualquer um se desligar por uns breves instantes fazendo uma doce viagem entre os anos 80 e a actualidade com dose de realidade tão presente que eu nem me queria levantar da cadeira do cinema de tão bom que estava a ser
As músicas dos 80 que deixaram-me com um gosto doce e com vontade de repetir e a contar os dias para que o mesmo filme seja transmitido em televisão ou tenha a chance de comprar o blu-ray porque é daqueles filmes para ver mais do que uma vez.
O elenco no seu todo além de Cruise e Kilmer encheu-me bem as medidas não deixando nenhuma sensação que poderia ter feito melhor, todos cumpriram o seu papel sendo um filme perfeito ou muito perto do perfeito estando tudo nos pontos certos.
A lição que o filme deixou nos tempos negros e tenbrosos que a humanidade vive é que não devemos, sempre que possível, guardar nem rancores nem deixar coisas por fazer e por outro lado sempre que temos que agir para cumprir com os nossos objectivos é agir e não pensar (muito)
Tive a sorte e sobretudo o privilégio de assitir no espaço mais ou menos 30 dias a duas grandes obras de cinema, mas se a primeira me fez viajar no ácido sem o tomar... a segunda, fez viajar no tempo e fazer pensar
Longa vida aos anos 80
Classificação para o filme....
5
em 5
, melhor 6 em 5
Post-Scriptum.... só ficou a faltar a música dos Berlin... mas Lady Gaga ficou bem
Comentários
Enviar um comentário