Relatório e Contas Eleições Legislativas 2022

Há uma semana atrás Portugal foi a eleições numas eleições prematuras graças a um golpe palaciano que eventualmente saiu furado a quem o lançou, embora os estilhaços causados tenham dado algum gosto a quem o provocou.


Não estou a falar nem do PS que deu porrada a todos menos ao Chega e a Iniciativa Liberal, mas sim de um dos grandes derrotados da noite que foi o presidente da república, Marecelo Rebelo de Sousa que usou a constituição para por um lado tentar livrar-se de António Costa como PM de Portugal e por outro para se livrar de Rui Rio como líder do PSD e no final das contas, apenas o golpe partidário funcionou, porque António Costa consguiu aquilo que Portugal não tinha pelo menos desde dos tempos dos governos de Aníbal Cavaco Silva, um governo estável graças a um relativamente surpreendente maioria absoluta que foi contra todas as sondagens.


E por falar em sondagens, estas foram outras das grandes derrotadas da noite eleitoral porque andaram sempre a prever a continiuidade da gerigonça ou mesmo um Bloco Central ou uma gerigonça à direita e tal como nas eleições autárquicas, as sondagens voltaram a falhar porque nem acertaram no número de deputados eleitos por cada partido, bem como perto de fechar as contas oficiais dos votos em Portugal e Ilhas... o PS saca uma maioria absoluta e os restantes membros da gerigonça ficam sem os dentes.


Além dos restantes membros da gerigonça terem tido derrotas épicas ao ponto do PEV ter perdido os seus deputados e os restantes partidos terem visto a sua representativade quase aniquilada, quem foi mesmo aniquilado foi o CDS que ficou a zeros pela primieras vez desde 1976 e esta noite eleitoral foi uma verdadeira bomba nuclear porque os partidos derrotados ainda estão a lamber as feridas e apanhar os estilhaços.


Mas a eleições também são feitas de vencedores e além do PS que vai estar teoricamente no governo por mais 4 anos, outros venceddores foram os partidos mais a direita como o Chega (que tem causado mais azia a esqurerda do que uma refeição no McDonalds) e a Iniciativa Liberal que viram as suas votações que eram residuais para forças a contar no parlamento português.


As consequências que se podem apurar destas eleições é que as sondagens são a verdadeira treta não passando de uma espécie de notícia falsa com tempo de telejornal e que deveriam de ser retiradas do ar para dar alguma dignidade ao acto eleitoral, por outro lado, a doutrinação como faz o PAN e o BE, não tem lugar em Portugal o que pode ser provado com os desastres eleitorais por parte destes partidos.


O que se espera nos tempos que vivemos é um período de estabilidade porque esta guerra contra a pandemia ainda está longe do fim e todas as ajudas são necessárias e bem-vindas.


 

Comentários

Mensagens populares