Highlander - A Animação (no original Highlander: The Search for Vengeance)
Após algumas tempestades pessoais e não só, volto um pouco a bitola que tem sido habitiual neste blog que tem sido a crítica a filmes e/ou a livros e mais uma vez vos venho falar de um filme que está disponível no Nos Play.
Desta vez é mais um capítulo da franquia Highlander ou Duelo Imortal que em termos cronológicos encaixa-se a seguir do último filme da série: "Duelo Imortal - A Origem".
Tal como o seu sucessor, esta mais recente peça nesta franquia que é uma longa metragem de animação é situada num futuro pós-apocalítico a roçar o distópico mas ainda mais extremo do que em "Duelo Imortal - A Origem".
Na longa metragem de aminação co-produzida pelos estúdios de Hong Kong Imagi Studios e os nipónicos Madhouse Inc. pega na narrativa da franquia Highlander e a transporta para um futuro completamente distópico onde a humanidade é quase toda destruída por um vírus criado em laboratório e o mundo é dominado por um ser quase tido como divino que impõe a ordem através de seres robóticos.
Desta vez é outro McLeod que vem para salvar o mundo mas ao contrário de Duncan ou Connor, este McLeod é mais um anti-herói que tem como objectivo se vingar de outro imortal nascido na Roma Imperial e que desde da Invasão da Caledónia (actual ...Escócia) só pensava em impor a Pax Romana a qualquer custo ao ponto de ter chacinado a aldeia onde Collin McLeod vivia e ia casar e depois da chacina no século 2 a.C. Collin atravessou todas as eras da humanide apenas com este objectivo, tendo sempre pago o mais alto dos preços para qualquer imortal sem ser a perda da vida.
Nesta epopeia acaba por chegar a uma Nova Iorque em ruínas onde acaba por conhecer uma espécie de humanos "anti-tecnologia" que tentam sobreviver nos subterrâneos da cidade e com o passar do tempo Collin descobre que o líder desta Nova Iorque é... o próprio Marco Octávio que ele passou toda a vida a procura para ajustar contas.
Os humanos que tentam sobreviver são liderados por Doc, um médico que perdeu uma perna nas lutas contra o exército cibernético de Octávio e Dhália uma prostitua que depressa aprendeu a sobreviver nesta distopia e luta final entre Octávio e Collin vai selar o destino da humanidade...
Não deixa de ser desconcertante os paralelos entre este Anime e a realidade dos nossos dias, bem como a ligação deste capítulo da franquia Highlander com os capítulos principais porque para aqueles que sempre seguiram tanto os filmes como a série televisiva descobrem ligações entre os dois universos paralelos: ambos os filmes decorrem em NY, existe um companheiro do herói com um problema físico e que quem dá a voz na versão em inglês é o mesmo actor que deu a voz a um amigo de um McLeod também com problemas físicos resultantes de uma guerra e para concluir a constante perda do amor por parte do herói devido a sua jornada...
Acabei aqui a lista de coincidências para não dar muito spoiler porque quem seguiu a série vai achar mais uns quantos pontos de ligação entre os dois universos paralelos tanto da franquia em imagem real bem como este Anime e só ficou a faltar um instrumental dos Queen para completar a ligação perfeita entre os dois universos.
Em termos de conteúdo está longe de ser um filme da Sessão da Tarde ou algo semelhante; é um filme violento para pessoas sensíveis e nunca recomendado para menores de 12 anos garantidamente ou mesmo 16 e se tomarmos como ponto de referência os filmes da franquia Punisher como violência...é mais violento sendo este o único contra, o facto de ser pesado demais talvez
De resto em termos gráficos e de argumento está muito bem concebido juntando por vezes CGI e animação em quase simbiose o que torna o filme interessante neste ponto de vista e apesar da violência e do conteúdo mais adulto do filme, em termos de argumento tem muito mais a ver com a franquia Highlander do que Highlander The Animated Series....
Está ainda disponível no streaming Nos Play e é possível que esteja disponível noutras plataformas...
Classificação: 4
em 5 ![]()
Comentários
Enviar um comentário