Pena de Morte em Portugal uma Necessidade e quanto Mais Desumana Melhor

Num país que está a sofrer com uma pandemia e que tem duas nabas no sector da saúde que cada vez pesca menos daquilo; o país entrou em estado de choque quando se soube do desfecho do caso da pequena Valentina que me deixou pelo menos com os nervos feitos em cacos e com vontade de fazer justiça pelas próprias mãos.


Pelo que se sabe a pequena Valentina de 9 anos foi assassinada pelo progentior na banheira e este simulou um desaparecimento e teve a cumplicidade da actual mulher ou esta também foi parte activa no crime e fez a aldeia onde viviam procurar a criança até que encontraram o corpo enterrado e o mesmo animal confessou os crimes e fez a reconstitiuição do crime com os detalhes todos.


Gente assim não merece simplesmente viver, apenas merece morrer de uma forma bem lenta como ser enforcado em cordas de piano ou na fogueira para servirem de exemplo a futuros criminosos caso queiram fazer o mesmo já ficam a saber o que lhes espera e será com toda a certeza uma forma de desencorajar este tipo de crimes.


Por outro lado, Portugal foi elogiado no século XIX quando o Rei D.Luis, o Popular; veio a colher as sementes que a sua mãe D. Maria II, a Educadora; semeou e que o seu destemido e jovem irmão; D. Pedro V, o Esprançoso que na sua vontade de fazer bem ao próximo não teve medo das pandemias que infectavam Lisboa que foi o fim da Pena de Morte (para crimes civis e mantendo-se para crimes militares) sendo o primeiro país ao fazer em 1867.


Mas entre 1867 e a actualidade paradoxlamente, o país evoluiu em todos os ramos da sociedade menos no social e quando me refiro ao viver em sociedade e apesar de ter havido algumas subidas  que têm travado esta regressão, a regressão é um facto presente e o desfecho do caso da pequena Valentina é o caso que Portugal regrediu em termos sociais para uma espécie de idade média onde existe um absolutismo do poder e ao mesmo tempo a violência contra os mais fracos como mulheres e crianças é semelhante a que acontecia no século XVI e isto tem que ser parado a toda força antes que se parta para a estupidez e quem sabe se a pena capital seria  uma solução porque uma deputada questionou o absoluto direito a vida quando se falou da Eutanásia, então haja coerência e se fale do mesmo quando for para eliminar escória da sociedade.


A pena capital é uma faca de dois gumes porque tanto pode punir criminosos bem como inocentes, então que se pense em pena prepétua sem isolamento porque os assassinos e violadores de crianças nunca têm vidas muito longas nas cadeias porque segundo a ética prisional é gente pior que os traficantes de droga ou os assassinos comuns e os mesmos presos tratam de fazer aquela que se chamava Justiça Maior....


 


 


Valentina descansa em paz.... quem te matou vai ser punido

Comentários

Mensagens populares