O Sexta às 9 partiu mais uma vez a Loiça Toda a Gracinha

As alterações nos casos novos não é só graças aos portugueses, mas sobretudo porque os números são digamos que "editados" pela DGS conforme os exames de despiste do Covid-19 são realizados e daí o chamado "efeito fim-de-semana" quando há menos casos novos e os aumentos mais extremos de casos novos acontecem a meio da semana quando há mais exames realizados.


Hoje a mesma Graça Freitas foi confrontada por uma jornalista RTP devido as diferenças dos números e ficou sem resposta para a jornalista da RTP e no meio dos seus soluços e puxou de forma atrapalhada de gráficos lembrando o ministro Vítor Gaspar que não tendo argumentos puxava de gráficos e contra-gráficos tendo uma mão cheia de nada para explicar as suas contradições.


Ao ouvir o Telejornal deu para ver que algo se passa na DGS porque os números ainda não dão aquela segurança que se pretendia para uma reabertura segura como na República Checa e depois no Sexta às 9, a Sra. DGS disse que os números apresentados são indicativos e eu que estava a trabalhar (sim estou em teletrabalho e trabalhei no 1º de Maio) parei porque me custou a encacixar na cabeça como alguém de tanta responsabilidade disse algo tão estúpido.


Pensei logo que estes números todos devem ter um desfasamento extremo com a realidade e quem sabe, se na realidade temos números semelhantes ao das Espanha ou da Itália e estão a ocultar a verdade com gráficos, estátisticas e amostras como Vítor Gaspar fazia nos seus tempos de ministro das finanças.


Além da reabertura porgressiva das actividades públicas terem que ser feitas de forma progressiva, isto é um facto assente, mas também é um facto assente que no caso do programa de grande reportagem da RTP estiver certo, então vivemos numa mentira semelhantes a de distopias como V de Vingança ou de 1984.


Depois de ver a edição desta semana do Sexta às 9.... fica uma pergunta....será que estas conferências de imprensa e números divulgados ao público não passam de uma grande pantomina para enganar a nação?


 


Vejam o Sexta às 9 pelo RTP-Play e pensem

Comentários

Mensagens populares