Ouro Branco, Ouro de Sangue, Ouro Sujo; Eis o Lítio Português

A investigação da Correio da Manhã TV alertou para um facto que até agora permanecia oculto para o comum dos cidadãos sobre os pedidos de prospecção para mineração de lítio em Portugal devido ao boom dos carros movidos a electricidade e aos futuros carros movidos a hidrogénio que já estão nas pranchetas dos engenheiros.


Por uma estranha coincidência daquelas que só acontecem em Portugal e que não acontecem nas nações mais ou menos civilizadas como Espanha ou Brasil, as áreas para as quais foram requeridas licenças de prospecção foram as mesmas que foram dizimadas pelos incêndios de 2017 em especial na área da Covilhã.


No mesmo ano onde mais de 100 pessoas morreram nos incêndios e aconteceu o tristemente conhecido incêndio de Perdrógão Grande cujo desvio de donativos foi arquivado pela justiça da república, mas esta é outra história bem suja da república Portuguesa.


Voltando ao caso do lítio, como não bastasse ser em zona onde ocorreram incêndios e não mexeram uma palha para reconstruir nem casas nem campos agrícolas e as minas vão ser a céu aberto com as consequências que daí poderão advir para o meio ambiente devido a existência de uma mina a céu aberto que devido ao facto de o lítio ser um metal corrosivo, que ao entrar em contacto com a água foram hidróxido de lítio, uma base semelhante a soda cáustica que é usada para desentupir as canalizações e que em contacto com terrenos agrícolas ou de pasto os inutiliza.


Além do risco associado ao lítio e dos detritos resultantes da actividade mineira é a poluição atmosférica que é causada por uma mina a céu aberto e que vai contaminar uma região relativamente proxima de uma área protegida e de uma região conhecida pelos seus produtos de origem agrícola como o leite, queijos e lã de ovelha entre outros.


Além de ser um estranha coincidência, não deixa de ser aberrante como havendo um partido ecologista na Gerigonça (Partido Ecologista "Os Verdes") e haver outro que apoia em parte a Gerigonça e é também ecologista e ambientalista (PAN) e ambos estarem de bico calado perante este atentado ambietal que é feito sobre as cinzas onde morreram dezenas de pessoas e onde outras centenas ficaram sem os seus haveres e os resistentes que sobreviveram vão ficar sem o seu ganha-pão para que uns estrangeiros quaisquer venham escavacar os solos a procura de um metal que é escasso noutros recantos do planeta e parece ser abundante em Portugal.


Ficam os enigmas da Esfinge a espera de um Rei Édipo para os desvendar : Existem alguma ligação entre as explorações de lítio e os incêndios? Porque arquivaram o caso de Pedrógão? Porque têm que ser empresas estrangeiras a explorar o lítio? Fizeram estudos de impacto ambiental? Quais as consequências para as populações que vivem nas regiões das futuras minas de lítio a céu aberto? Quem ganha e quem perde com esta exploração? Quais as consequências a médio e longo prazo em termos ambientais?


Opinem enquanto bebem um Caffé Americano, vulgo uma abatanado feito com um café decente

Comentários

Mensagens populares