Nascido Torto, Prova de Incompetência
Volto ao assunto dos novos passe porque ontem queria carregar antecipadamente o meu Navegante e era hábito carregá-lo (devido ao curso) nesta semana ou na semana do RSI porque o passe tinha 30 dias de validade qualquer que fosse a data de carregamento.
Acontece que a máquina só me carregava até ao final do mês e me cobrava um mês inteiro! E tentei várias vezes carregar o mesmo para 30 dias, e ainda por cima tinha entrevista de de emprego (por acaso até tive a sensação que tive uma boa atitude e aguardo resposta).
Depois de tentar umas 5 vezes, fui ao quiosque de informação do metro e me informaram que já não é possível o carregamento de passes a 30 dias, mas sim apenas de passes válidos a partir de dia 1 até ao final de cada mês e que passes de 30 dias só para idosos e reformados.
Dei por mim a pensar que esta medida acaba por ser um ser um verdadeiro retrocesso porque enquanto antes um utilizador dos transportes públicos da área de Lisboa carregava/pagava o passe quando podia tendo 30 dias de validade este mesmo pagamento, voltamos aos tempos das senhas que era coladas nos cartões e que se tinha que por o número de assinante no cimo das mesmas senhas de passe.
Sim, voltamos cerca de 15 anos para trás no tempo com filas épicas nos pontos de vendas de passes devido ao boom de utilizadores, filas aumentadas com os vermes turistas que dizem ser o motor da economia nacional, mas que na realidade estão a descaracterizar os bairros típicos.
Se é esta a aposta na mobilidade, bem então foi uma bazucada nos reais cascos do mais incompetente edil de Lisboa dos últimos 40 anos e mais valia ter deixado ficar os carregamentos de 30 dias como eram antes em vez de castrar um direito que era de todos independentemente da idade, género ou área geográfica de residência.
Esta ideia retrógarada vai prejudicar uma franja generosa de utilizadores dos transportes públicos que não podiam carregar o passe a dia 1 e pode levar a um aumento de ciruclação de carros na cidade de Lisboa em vez de reduzir apesar dos aumentos de combustíveis constantes que servem para alimentar o porco de engorda que é o fisco.
Portanto, Fernando Medina deu mais uma prova da sua incompetência embora hajam cegos que não queiram ver por ser politicamente correcto andar de transportes públicos, mas para mim tudo que seja "cool tax" ou política semelhante por parte da gerigonça eu desconfio que seja apenas uma máscara para tapar algum erro de gestão dos dinheiros públicos.
Volto a reiterar que esta política dos passes nasceu mesmo torta e cada vez mais está mais torta e vai, com o passar do tempo, vai ser um tiro pela culatra a não ser que se retome o sistema anterior de 30 dias de validade porque esta nova regra vai dar problemas e mais carros a circular na cidade por que nem todos recebem a dia 31, mas como na CML temos um operador turístico asinino em vez de um presidente de câmara competente ainda vamos ter mais erros semelhantes.
Ficam as coisas para as quais ninguém sabe a resposta: Quem teve esta ideia de carregamentos tão retrógrada? Quem ganha com isto? Será que isto vai aumentar os carros em Lisboa no médio prazo?
Opinem por favor
Comentários
Enviar um comentário