Com um Bom Fato e Boa Lábia se engangam os Tolos .... Gourmet

Não posso ficar indiferente as mais recentes revelações sobre os calotes dados pelo bem falante e bem vestido Joe Berardo a banca nacional sobretudo a Caixa Geral de Depósitos que é banco público e aos privados Novo Banco e Millenium/BCP.


Ontem saiu uma notícia num jornal electrónico em que Joe Berardo diz que a culpa do "crédito mal parado" (calote) na CGD não é dele, mas sim da própria CGD que lhe emprestou dinheiro para comprar acções do BCP que perderam valor em relação à data do empréstimo por que o banco em questão para se recapitalizar realizou um aumento de capital, ou seja, colocou mais acções em mercado reduzindo o valor das anteriores.


Como Chico Esperto que se preze, Joe Berardo passou para a sua fundação ou para empresas, os seus activos mais valiosos e que seriam penhoráveis para cobrir pelo menos parte das suas dívidas de milhões à banca, salvando por exemplo as obras de arte que estão expostas no CCB e que fazem parte da sua colecção de arte.


Numa coisa Mr. Berarado tem razão, a CGD tem culpa desta dívida, por que ele apenas pediu um empréstimo sem grandes garantias a partida, se a direcção da CGD aprovou um empréstimo tão avultado  para compra de acções foi por que quis e não por aparente pressão ou necessidade especial do mesmo.


E o Mr. Berardo tem uma sorte daquelas porque já tinha agentes de execução a espera dele à porta da Assembleia da República mas os mesmos depois se foram embora não sei porquê e não executaram as dívidas do senhor e pelo que li depois, acho que foi por terem obtido informações que os mesmos bens que iam ser arrestados não eram propriedade directa do Mr. Berardo.


Assim sendo a dívida ficou por pagar ao banco público que acaba por ser em última instância um calote dado no bolso de todos os contribuintes directos e indirectos para o porco de engorda chamado Fisco e vamos pagar esta conta que nada tem a ver com isto com mais carga fiscal e mais cativações e quem sabe na volta a invenção de mais um cool tax para enganar tolos e tapar estes buracos que cada vez tomam mais proporções de buracos negros galácticos.


E ficam as coisas sem correspondência: Quem foi a inteligência rara que aprovou este crédito? Porque recusam pequenos créditos a benificiários de prestações sociais e permitem que hajam buracos de milhões de euros de forma impune? Alguém entende como funciona o sistema bancário em Portugal?


Opinem por favor

Comentários

Mensagens populares