Onde está a Liberdade?

Ontem passaram 45 anos da revolução do 25 de Abril que começou ser estritamente militar, mas que depressa passou a ser também social com o objectivo do restauro das liberdades aos portugueses como liberdade de expressão ou a conquista de outros como a habitação condigna e melhores condições de trabalho ou um sistema de saúde universal.


Do 25 de Abril de conquista permanente apenas temos um enisno mais ou menos universal e um sistema de saúde universal razoavelemente funcional, mas cheio de falhas e a estas conquistas se podem adicionar a relativa liberdade de expressão e o final da guerra do ultramar e o fim da polícia secreta.


Actualmente a realidade é que o ensino cada vez está pior, apesar de ser universal e o que forma com honrosas excpções são rebanhos de jumentos que se limitam a decorar  matéria mais nada e depois ficam sempre na sua zona de conforto e quando se apanham fora dela mosrtram as falhas cada vez maiores do sistema de ensino que nunca mais é reformado de uma forma directa e eficaz.


Outro direito que se pensava vir com o 25 de Abril é o direito a habitação condigna que depressa foi extripado em nome da especulação imobilíária, bombada pelo boom do turismo que fez com nascessem "alojamentos locais" por tudo que é recanto dos bairros históricos correndo com famílias que lá moravam há dezenas para não dizer centenas de anos usando a Lei dos Despejos que é muito contestada pela Gerigonça mas que nunca foi revogada.


A estes pobres desgraçados têm 3 opções, ou vão para casa de familiares ou dormem em quartos alugados compraticipados por alguma IPSS ou então dormem na rua ou num albergue sem as mínimas condições e os mais sortudos são corridos para os arrebaldes das cidades, transformando as cidades em guetos de ricos e turistas que só estes têm o direito de usufruir de cidades milenares como o caso de Lisboa.


Outra falha da revolução é o direito ao trabalho que cada vez é mais um privilégio agridoce porque cada vez que é conquistado é instável e precário e tem que se engolir sapos durante a duração dos diversos contratos de curta duração, mas esta curta duração para muitos acaba por ser melhor do que nada e passadas 4 décadas e meia depois da revolução o desenvolvimento e verdadeira democratização de Portugal ainda estão por conquistar de forma verdadeira.


Para cúmulo da hipocrisia em vez de apontarem os erros da Gerigonça que são mais do que muitos, a manifestação do 25 de Abril não passou de uma consagração da Gerigonça no poder, qual manifestação do 1º de Maio da União Soviética, sem sequer se lembrarem do verdadeiro valor do 25 de Abril e ainda terem a lata de desejarem a morte a Bolsonaro, quando na Venezuela se morre de fome por causa de um ditadorzeco de esquerda.


E ficam as minhas intrigantes perguntas: Para quando a verdadeira liberdade? Quando é que habitação condigna é um direito de todos? Para quando um trabalho com direitos? Quando é que temos os verdadeiros valores de Abril?


Como sempre vos peço para ler, divulgar e comentar

Comentários

Mensagens populares