CP - Táxis e Supressões e Portugal com o Alto Patrocínio das Cativações Centeno

Ao mesmo tempo que a CP se transforma numa operadora de táxis e autocarros para as linhas ferroviárias do interior e as linhas urbanas e regionais do litoral coleccionam atrasos e supressões como estivessem a coleccionar selos ou cromos se soube que aquele cromo das finanças que já foi chamado de Cristiano Ronaldo das finanças públicas...(então o que dizer de Salazar ou dos vários prémios Nobel da Economia) mandou o seu ministério cativar 98 milhões de um bolo de 100 milhões de euros que estavam destinados a ferrovia.


Depois com esta falta de dinheiro não hão dos comboios falharem ou não existir material circulante funcional ou não existir pessoal para sua manutenção, obrigado, não existe dinheiro para pagar estes gastos todos porque estão todos cativados pelo Sr. Centeno não se sabe ainda porquê, talvez para dizer ao Draghi que aquele tótó sabe mais de contas do que o paralítico da Merkel e o Greenspan juntos.


Só sabe com que esta brincadeira, os comboios estão piores do que nos tempos do Cavaquismo e ainda ninguém abriu os olhos, nem sequer os sindicatos, e já se chega ao ponto de se andar de borla nos comboios de longo curso por falta de revisores e depois se queixam que não há dinheiro para melhorar a frota; e ninguém tem poder ou vontade de fazer o mínimo para travar esta situação.


Fico a pensar onde param os milhões que entraram em Portugal com Expo 98 e com o Euro 2004 e outras mais entradas das quais se perdem o conto as quais se tem que adicionar 98 milhões cativados e se não fossem estas cativações desta espécie de Salazar de algibeira que se julga rei das finanças, mas que nada tem a ver com o "mago" de Santa Comba Dão e não passa de uma cópia Made In China muito mal fabricada e que na realidade é mais um fiel terrier da Reichführer Angela Merkel.


A situação com a ferrovia já ultrapassou os limites e a submissão dos sindicatos poderá estar a chegar ao fim dado que estes já lançaram um pré-aviso de greve para 3 de Outubro; mas esta situação tem que ser resolvida com urgência porque o mês de Agosto passa a voar e em Setembro, Portugal retoma a vida laboral e com comboios dos tempos da guerra do Ultramar não se vai a lado nenhum e ninguém faz nada agora durante o Verão e as férias, não vai ser quando se começar a trabalhar a sério nesta nação que se vão fazer obras de fundo nos comboios.


Gostava muito de saber por que raio o Sr. Centeno fez estas cativações quando se sabe que o desenvolvimento da ferrovia em Portugal é equivalente ao mesmo desenvolvimento da ferrovia em Angola ou Moçambique, com a diferença de Portugal nunca ter sido colónia nem ter passado por nenhuma guerra civil sustentada pelas duas superportências da Guerra Fria.


O grande interesse nos tempos do Cavaquismo no declínio da ferrovia era o investimento a toda força no alcatrão, mas apenas no litoral com alguns investimentos residuais no interior para dar alguns empregos sempre temporários que ajudaram de alguma forma a reduzir o desemprego e também alguns patos bravos da construção que acabaram por ficar com as concessões das explorações das portagens.


Agora ainda não sabe de forma clara qual é o interesse e o ministro de planeamento e infra-estruturas  (mesmo que ministério das obras públicas) o Sr. Pedro Marques aparece a anunciar aumentos de rede ferroviária que só existem na Playstation e na mente dele próprio e o utente comum desespera e este desespero já chegou aos comboios da Fertagus que chegam a ficar como o metro em hora de ponta, ou seja, uma lata de sardinhas, mas as obras não avançam e a única coisa que avançou foi o cartão de crédito corporativo da empresa do metro da Lousã nos bares de strip-tease.


E ficam as minhas perguntas eternas: Para que servem estas cativações? Porque não renovam a frota de comboios? Estão a espera de um novo Alcafache para que acordem para a verdade?


Como sempre vos peço para ler, comentar e diuvlgar

Comentários

Mensagens populares