A Praga Transversal

Depois dos incêndios do ano passado que tanto luto trouxeram a nação e depois dos mais recentes incêndios que a gerigonça considerou que foram vitórias não sei aonde, a árvore escolhida para reflorestar as áreas queimadas foi... o eucalipto; sim o eucalipto que tanto a gerigonça atacava por ter sido plantado por graças a incentivos da direita e que a culpa era de Assunção Cristas.


Acontece que a ministra dos kiwis já saiu do poleiro há mais 3 anos e voltaram a plantar eucaliptos nas áreas que foram fustigadas pelos incêndios e ainda por cima todos uns em cima dos outros sem haver uma mínima distância de segurança para evitar futuras tragédias e permitir a passagem de possíveis meios de socorro como existem em algumas plantações que são propriedade de fábricas de papel onde existem várias medidas de prevenção de incêndios.


Não havia necessidade desta aposta cega no eucalipto e para se ser ecologicamente aceitável mais valia plantarem as espécies nativas como sobreiros, carvalhos, azinheiras e outras que fazem parte da flora lusitana ou então se querem importar, importem árvores de outras paragens que não tenham as exigências de solo que tem o eucalipto e sejam sobretudo resistentes ao fogo e que tenham proveito sejam no aproveitamento de madeira ou de outro produto se possa extrair das mesmas árvores.


O mais inusitado é ver a esquerda mais extrema calada com este novo plantio selvagem deste barril de pólvora que é o eucaliptal português e não reagir de forma enérgica e o PAN que se diz partido dos animais e da natureza, se entretém mais com as touradas e não tem olhos para um crime de lesa-pátria cometido pelo próprio desgoverno da gerigonça  como é este plantio de eucalipto.


Os Verdes estão num silêncio cúmplice com este plantio, o que sinceramente me deixa a pensar que o movimento ecologista em termos políticos em Portugal não tem a mesma visão que tem na Alemanha ou na Escandinávia, e não passa de uma espécie de calçadeira eleitoral para que os comunistas e a extrema esquerda não se identifica nem com o BE e nem com PCP consiga ganhar alguns votos e tenha representação parlamentar, porque na realidade, o ecologismo para estes partidos ecologistas com representação parlamentar está na gaveta.


E quando ninguém de dever faz nada contra os eucaliptos, o que se pode fazer; bem é o pessoal que tem os eucaliptos a porta se passar da mioleira, arrancá-los e plantar outras árvores quaisquer, acontece que psicologicamente falando, as populações estão esgotadas e na tão apregoada vitória de Monchique, os habitantes das zonas afectadas vão morrendo devagar ao ver que não recuperar os seus meios de subsistência e ao ver a burocracia necessária para as ajudas estatais é tanta que as as vítimas de Monchique acabam por deitar a toalha ao chão porque não têm quem as ajude na burocracia. 


Se as pessoas estão a morrer lentamente onde tem a energia para tratar da papelada para tntar recuperar parte do que perderam na tragédia de Monchique e na volta o desgoverno da gerigonça volta a plantar eucaliptos no mesmo sítio onde viram as chamas a ameaçar as suas vidas e que mataram os seus animais; as mesmas chamas que lhes estão a queimar a alma e que ainda ninguém coneguiu nem vai coneguir atenuar as dores causadas por estas mesmas chamas e o presidente do conselho não saiu de Lisboa e o perfeito vazio continuou em banhos em vez de vir para o gabinete para ver onde poderia ser útil e não ficou propriamente bem nas imagens e nem pressionou a gerigonça para agilizar o processo para mitigar os perjuízos ou ainda menos veio apertar os calos a gerigonça para que não se plantasse mais eucaliptos.


Esta replantação de eucaliptos deveria de ser proibida devido a ligação que os eucaliptos têm aos incêndios mas interesses ocultos da gerigonça que parece ser tão financiada pelos interesses do eucalipto como era a PAF e no final das contas acaba por ser farinha do mesmo saco e ainda quem vá nas músicas deles, eu é que nunca fui das esquerdas e a mim nunca me levaram no bico.


Ficam as intrigantes perguntas: Quem ganha com estes plantios? Será que se aprenderam as lições do passado? O que será necessário para estes plantios pararem de uma vez?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares