Syriza.... a Queda de um Anjo

Depois de Tsiparas de ter perdido a luta contra a Eisenkanzlerin e na consequência desta derrota, o mesmo Tsiparas pediu a demissão e marcou eleições gerais e nestes hiato temporal os conservadores tentaram formar um governo mas não conseguiram.


 Se sabe já a partida quando o reino dos helenos está em autogestão, um grupo rebelde do Syriza vai formar um novo partido o que custa a Tsiparas pelo menos 26 deputados que é mais uma dor de cabeça para aquele que para muitos era uma espécie de baluarte anti-Merkel num União Europeia cada vez mais feita em frangalhos por causa da ganância de uns e a negleigência de outros.


O que está a acontecer na Grécia lembra muito o que aconteceu na Alemanha de Weimar e não esquecer que os neo-nazis do Aurora Dourada são em termos eleitoriais a terceria força na Grécia e o PNR ao pé do Aurora Dourada são um meninos do coro porque o Aurora Dourada é mesmo má rés, anda pior que a Frente Nacional francesa.


Este retornar da república de Weimar em modelo helénico é para preocupar porque ao juntar a isto tudo sopram ventos e crise extrema em outras nações devido a sua depedência da venda de petróleo que está a perder valor desde do início do presente ano e não nos podemos esquecer que o petróleo chegou a estar a mais de 100 dólares por barril e agora mal chega aos 50 US$ e vamos ver até onde esta história nos leva e algo me diz que não vai ficar por aqui por nos chamados PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha (Spain)) se vai entrar em época de eleições e vamos ver o que vai sair delas.


Mas voltando a Grécia, foi engraçado quando o Syriza começou a bater com a mão na mesa em relação a asuteridade, tudo que era oposição, sobretudo de esquerda deu o braço aos espartaquistas gregos, mesmo aqueles que em alguns países foram os culpados pela entrada na troika na nação portuguesa como foi o caso do PS; mas assim que a força contra-troika do Syriza começou a desfazer-se a esquerda moderada e liberal largou a mão do Syriza e nem quis saber mais nada dos gregos nem sequer em sede de parlamento europeu ou de comissão europeia.


Este anjo anti-troika está tombado ou para lá caminha e a Alemanha hiper-poderosa que Churchil e outros seus contemporâneos temeram que acontecesse, está mesmo a acontecer com as consequências que sabemos e outras mais graves que ainda não sabemos e que ainda está para vir.


E ficam as minhas perguntas de sempre: O se passa com o Syriza ? O que as eleições nos PIGS vão resultar ? Quem perde e quem ganha ? Porque não existem reformas de fundo na UE ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares