Taxa Moderadora Sobre Aborto, Necessária ou Abusiva?
Nestes dias nos últimos estertores de vida da presente legislatura, foi discutido a introdução de uma consulta prévia e o pagamento de uma taxa moderadora para a realização do aborto ou interrupção voluntária da gravidez. O debate foi interrompido por protestos.
Na minha opinião como blogger, mas sobretudo como ser humano tenho opinião formada e epnso que no caso do aborto cada caso é um caso e não se podem por todas as mulheres que realizam aborto no mesmo saco: porque há aquelas que o fazem como fosse algo tão simples como levar uma injecção para as dores e outras que fazem em casos desesperados seja por que motivo for.
Seguindo esta linha de pensamento penso que a consulta prévia deveria de servir como método de triagem entre cada caso porque boa parte das vezes os médicos do planeamento familiar que existem teoricamente nos centros de saúde nunca estão e têm que ser enfermeiras a fazer o serviço dos médicos ausentes que é aconselhar e distribuir caso seja preciso métodos contraceptivos.
A taxa se deveria aplicar as mulheres que têm meios finaceiros suficientes para o pagar e as mulheres que o pratiquem o aborto não como método contraceptivo de urgência, mas algo de rotineiro nunca usando nenhum método contraceptivo seja ele dado ou comprado e para evitare este aborto sistemático não basta só a consulta prévia, também o ministério da saúde deveria de andar em cima dos quase sempre ausentes médicos da consulta de planeamento familiar e puni-los por estas mesmas ausências porque se estes médicos cumprissem com o seu dever não havera esta polémica a volta do aborto.
Esta nova polémica é uma imagem do país em si ondem quem de responsabilidade foge com o rabo a seringa, sejam eles os médicos de planeamento famliar como são os políticos da repúbica, fogem sepre das responsabilidades e quando algo corre mal colocam sempre a resolução no colo dos outros e assim se governa uma nação quase milenar como Portugal debaixo do jugo repubicano.
Como sempre as perguntas: Porque escolheram o encerramento da legslatura para legslarem uma lei tão sensível ? O querem os deputados da república do cidadão comum ? Se queriam aplicar taxas a IVG porque não o fizeram mais cedo ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário