Trágedia Grega do Euro
A situação grega em termos de economia está praticamente resolvida de forma trágica porque graças as grandes negociatas e jogo de mentiras sobretudo dos socialistas com um toquezinho dos primos gregos do PSD chamados de Nova Democracia.
Foram submarinos, foram contas aldarbadas para que a Grécia entrasse no pelotão da frente do euro, foram obras sobrefacturadas e inacabadas nos jogos olímpicos como se viram os lançamentos serem feitos não no estádio olímpico, mas sim no estádio Panatenaico que foi o palco dos primeiros jogos olímpicos da história moderna além da piscina que era para ser coberta e acobou por ficar sem cobertura que até acabou por ter o seu lado positivo porque sabemos que os verões gregos são tragicamente implacáveis em termos de calor.
E o acumular de mentiras e de más governações ao longo dos anos é uam das causas desta situação, mas governações que vêm pelo menos desde do tempo do regime dos coronéis e este lodo de má governação se tem acumulado nestas últimas 4 décadas e quando o Syriza chegou ao poder, o desastre já estava feito e os cortes da austeridade da Troika apenas serviu como mais um prego na crucificação da economia grega que nunca esteve boa nem nunca foi grande coisa.
A situação grega cada vez me lembra mais a situação da Alemanha da República de Weimar onde um governo dependente de ajuda exterior para se manter, acabou com as calças na mão assim que aconteceu o crash de 1929 e a Grande Depressão causando mais miséria do que aquela que já havia na Alemanha nas consequências da primeira guerra mundial e assim se abriu a caixa de Pandora dos extremismos com as consequêncis que quase todos nós conhecemos e não esquecer que a terceira maior força política grega é o partido neo-nazi Aurora Dourada.
E esta semelhança entre o actual cenário grego em termos de economia e a semelhança com a Alemanha de Weimar é gritante e a situação na qual o Syriza encontrou a Grécia foi praticamente a mesma a qual Adolf Hitler encontrou a Alemanha quando foi nomeado Chanceler da Alemanha, acontece que na Grécia o chanceler veio da Liga Espartaquista e o NSADP está na oposição por enquanto; mas não deve ser por muito tempo porque a situação grega cada vez está mais negra.
E numa coisa ambos estão de acordo: é que a UE está a afundar a Grécia e vamos ver se não vamos abrir de novo a caixa de Pandora dos extremismos porque porque a situação na Grécia está preta e perigosamente semelhante a da Alemanha em 1933 e depois quase todos nós sabemos o que aconteceu menos os tubarões da UE e restantes cardumes anexos porque quando andaram no liceu chumbaram em História e de forma particularmente violenta porque se esqueceram que medidas e situações semlhantes provocaram quase o final da existência humana há 80/90 anos atrás anda nas primeiras três décadas do século passado.
Como sempre vos deixo as minhas perguntinhas sem resposta: O que acontecer na Grécia afectará Portugal ? Porque quando há uma bancarrota ou algo semelhante na Europa há sempre um governo socialista no meio da festa ? Será que vamos ter um ressurgir do fascismo na Europa ? Porque quando há esterco na Europa acontece sempre nas repúblicas ? Será a repúblca um regime ultrapassado ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário