Há Alguém Neste Planeta que me Explique

Para quem não sabe, as marchas populares foram uma invenção dos tempos do Estado Novo, para que o Parque Mayer voltasse a ganhar vida (quer-se dizer, nos tempos "negros" da outra senhora ainda se ia respeitando a cultura nacional) e não acabasse como um fosso como quase chegou a estar.


Ainda compreendo que se façam arraiais nos largos dos bairros que entram em concurso nas marchas, embora eu não seja grande apreciador das marchas, não só devido a ligação ao Estado Novo; mas sobretudo não passa de uma forma de tornar Lisboa ainda mais turística do que já é porque existe duas Lisboas: uma para turistas muito bonita e estupidamente cara e onde nos cafés quase tratam das hemorróidas com a língua, e outra miserável cheia de lojas de souvenires caros e de baixa qualidade para enganar pacóvios e onde os locais são assaltados com o preço dos transportes e onde transportes que eram de uso geral agora quase que são apenas reservados para turistas.


E com a época tola das festas da cidade os arraiais já sairam dos limites dos chamados bairros tradicionais e basta haver a porra de um largo ou uma praceta que se possa cortar o trânsito ou não tenha qualquer trânsito, assentam logo um arraial com música de qualidade duvidosa e que nada tem a ver com a cidade e a isso temos que acrescentar o assalto feito nos preços de algo tão simples como uma água mineral ou uma coca-cola que muitos são de marca branca do minipreço, comprados por menos de 50 cêntimos e revendidos por dois ou mais euros com todo a vontade sem que ninguém proteste.


Gostava que alguém me explique por isso tudo acontece e ninguém diz nada nem explica porque se tem que aturar com o barulho dos arraiais fora dos seus locais quando em muitos destes locais existem hospitais e lares de idosos e onde boa parte dos habitantes destas mesmas zonas fora dos bairros são pessoas idosas ou simplesmente nem são apreciadoras de arraiais seja por motivos culturais ou por motivos de saúde e mesmo deixam fazer estes arraiais fora das zonas respectivas onde a festa se transforma numa tortura digna da prisão de Guantánamo ou de uma polícia política.


E ficam as minhas perguntas de sempre: De onde vem o dinheiro para isto tudo ? Que mal fizemos ao Criador para aturar arraiais fora dos seus sítios próprios ? Aonde pára o respeito pelo próximo ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares