Será que é Mais do Mesmo ?

Estes diás mais recentes estão a ficar com uma instabilidade castrense relativamente branda, mas no meio de tanta brandura mostra o descontentamento de alguns enquanto muitos se calaram com as recentes promoções nas forças armadas.


Esta semana que hoje se finda, um grupo de oficiais das forças armadas, que estão contra o novo estatuto das FA quiseram devolver ao seu comandante supremo as diversas condecorações que receberam por serviços a pátria e foram barrados pela polícia que não os deixou aproximar do palácio de Belém e a única coisa que os militares tinham na mão eram apenas as suas condecorações.


Este grupo de oficiais são apenas a ponta do iceberg porque o descontentamento com o novo estatuto dos militares vem desde dos praças aos generais sobretudo quando se sabe que apesar destas promoções que foram autorizadas há pouco tempo atrás, as chamadas promoções por tempo de serviço vão ser mais difíceis pelo simples facto do tempo exigido para estas promoções por tempo de serviço vai ser maior e vai ser aumentada a idade da reforma entre outras alterações para que também se façam os cortes nas forças armadas.


Tudo bem que as forças armadas estejam chateadas com estes cortes que só não vão acertar aos senhores do costume: políticos e correlaconados embora estes ganhem muito mais do que todos os outros juntos; mas as forças armadas não são menos função pública do que o resto e também têm que aguentar e não se podem esquecer de todos os membros da NATO incluindo os membros reciclados do Pacto de Varsóvia que tem piores meios é mesmo Portugal ao ponto de se dizer que a Espanha caso quisesse tomava Portugal em menos de um fósforo sem fazer grandes estragos e até mesmo a Grécia nesse ponto está melhor do que Portugal.


Por outro lado temos um número demasiado elevado de oficiais superiores que nem nos EUA (se for feito um rácio entre oficiais e número de efectivos) existe e este dinheiro pago em reformas e salários para os muitos oficiais superiores não é aquele dinheiro necessário para a renovação do material. Seria algo como ter uma Carris com 50 expedidores e 10 choferes e depois se iria dizer que a Carris tem a frota a cair de podre porque não dinheiro para novo material circulante....


Bem vamos ver o que isto dará.


Como sempre as perguntas: O que os oficiais querem com este acto? Será que se está a preparar algo de mais pesado dentro do mundo castrense? Aonde estava a tropa quando foram anunciados cortes gerais nos salários e pensões dos portugueses comuns ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares