Frangos indignados ensacadamente submissos

Muitos ficaram ofendidos a conta da sátira que a Sagres fez por conta da péssima exibição do guarda-redes do Sporting e da selecção nacional de futebol, Rui Patrício e por outro lado aceitaram mais um imposto que é uma dupla taxação; coisa que é contra as leis fiscais da república, sobre os sacos de plástico que antes davam nos supermercados com a desculpa que é para proteger o ambiente.


No Brasil quiseram fazer uma taxa semelhante há um par de anos e os brasileiros se passaram da cabeça ao ponto de fazer boicotes as compras comprando apenas para o dia nunca comprando suprimentos semanais ou mensais ou então iam a locais onde não cobrassem este imposto duplo dos sacos e o resultado foi que a ideia do imposto duplo caiu por terra; todavia Portugal se preocupa mais com uma piada futebolística do que ver o desgoverno a violar a lei ao aplicar uma dupla taxação sobre um objecto usando a capa da protecção do ambiente e da redução dos custos petrolíferos quando quem deveria de dar o exemplo não dá e os ecologistas semi-independentes ou independentes festejam a medida da eco-taxa mas sem pensar nas consequências.


Uma delas é a redução da produção e venda de sacos de plástico que num país onde uma das indústrias principais são os plásticos em todas as suas formas e utilizações vai levar um murro no estômago e vamos a ver se não vem gente para o desemprego; depois há o caso de algumas superfícies comerciais darem ou venderem sacos de papel para contornar a lei dos impostos do saco de plástico porque a eco-taxa do saco de plástico também é sujeita a IVA quando nunca se pode taxar uma taxa com impostos porque temos o exemplo das taxas moderadoras do SNS que são isentas de IVA e os sacos de papel acabam por ser mais lesivos para o meio ambiente do que os sacos de plástico porque além de serem pouco resistentes, a sua utilização significa o abater de centenas de árvores e Portugal tem cada vez menos florestas graças as bestas dos incendiários e com o presente Inverno a sua reutilização e possível reciclagem com a falta de ecopontos em Lisboa é virtualmente impossível.


E como boa parte da mão-de-obra dos plásticos vai para a rua com este descer do consumo dos sacos em vez de investir na investigação de novos plásticos que sejam mais ecológicos que possam ser feitos com restos do processamento de vegetais como existe no Brasil ou no Japão que sempre seria uma forma mais correcta de reduzir o uso de plástico derivado do petróleo, mas tal ideia daria muito trabalho a ser realizada e não daria ao desgoverno do Führer Passos Coelho mais um imposto o qual é também sujeito a imposto e assim com o imposto duplo é mais fácil reduzir o uso dos sacos de plástico do que criar empregos com a inovação e a criação de novos tipos de sacos leves e que poderiam ser gratuitos.


Quem ficou contente com esta medida foram as organizações ecologistas como a Quercus ou mesmo o PEV entre outros; que por acaso são os mesmos que são contra a instalação de uma ou duas centrais nucleares e que iriam dar a nação a independência energética ao ponto das importações de petróleo se reduzirem a valores mínimos e as libertações de gases para o efeito de estufa seriam quase residuais; mas enfim estamos em Portugal o país das taxas e não consigo compreender como o povinho português que se escandaliza com uma piada religiosa não-ofensiva ou com um qualquer caso polémico no futebol, se cala e se submete a mais uma barbaridade, a mais um roubo da república que afinal não passa nem nunca passou de um lobo com pele cordeiro, mas um lobo infestado de percevejos que adoram usar avental, compassos e marretas.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Para onde vão parar os 10 cêntimos da eco-taxa ? Se o preço do petróleo literalmente despencou nos últimos meses, então porque estamos a pagar um aumento que não existe ? Afinal andamos a trabalhar para pagar taxas e impostos ? Se retiraram o IVA da chamada taxa do audiovisual por esta mesma aplicação do IVA ser ilegal, então porque fazem dupla taxação nos sacos de plástico ? Porque não se volta a cobrar vasilhame de todas as garrafas de vidro ? Porque não se cobra vasilhame das garrafas de plástico ? Porque não têm melhores ideias para se reduzir a petro-dependência da nação ? Afinal quem me explica para que serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar


 


 

Comentários

Mensagens populares