Santas Amizades
Nesta verdadeira novela que parece ter sido uma criação de Moita Flores que é o caso Espírito Santo e se soube que a Câmara Municipal de Lisboa alterou ainda em tempos de João Soares o Plano Director Municipal para facilitar a vida ao Grupo Espírito Santo.
Os terrenos onde actualmente se situa o Hospital da Luz que é da propriedade da Espírito Santo Sáude não eram para lá terem um hospital e eram terrenos da EPUL e quem mandava na EPUL em 2000 era Teresa do Passo que por sua vez é casada com José Manuel de Sousa que no mesmo ano 2000 se veio a tornar um dos principais administradores do ramo imobiliário do Grupo Espírito Santo e foram parar as mãos da EPUL porque a mesma EPUL tinha perdido os direitos de construção no Martim Moniz e fez a permuta dos terrenos do Martim Moniz, ficando com os terrenos onde agora é o Hospital da Luz.
Entretanto em 2000 ou mesmo antes começaram a haver contactos entre o GES e a EPUL porque em 1998, o vereador do património da CML, Fontão de Carvalho fez umma proposta em assembleia municipal e que foi apenas aprovada com os votos do PS e do PCP que determinou a “alienação à EPUL” dos lotes da Luz, em troca dos direitos de construção perdidos pela empresa e em Julho de 2000, a última vereadora da habitação do consulado de João Soares; Margarida Magalhães levou uma proposta a assembleia municipal de alteração ao PDM onde constava a construção de uma residência para idosos e respectivo apoio médico.
Esta mesma alteração foi apenas aprovada em 2002 e quem submeteu a CML para aprovação os projectos de construção em 2001, foi o arquitecto Manuel Salgado, actual vereador do urbanismo da CML presidida por António Costa e acontece que Manuel Salgado é primo direito de Ricardo Salgado; quase um ano depois de Ricardo Salgado ter assinado com a EPUL o direito de construção no dito terreno e um ano antes do contrato definitivo.
Que ligação interessante entre os presidentes socialistas da maior edilidade da república e o GES em negócios que estão numa área que podemos considerar cinzenta e que apenas é a pontinha do tentânculo de um polvo de proporções descomunais.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Que mais se vai descobrir ? Quem ficou mesmo a ganhar ? Porque quase sempre são socialistas que estão metidos nestas algarviadas ? Afinal para que serve o PDM ? Afinal o que andam a fazer na CML ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário