Lisboa a Cidade Inacessível

Nestes dias mais recentes tenho estado com uma tendinite de esforço que vai e vem devido as voltas que tenho dado para tratar de assuntos pessoais sobretudo para pedir apoio social por causa da minha mãe estar num lar e o dinheiro ser nenhum para eu sobreviver e ainda menos para pagar as contas além de outros assuntos.


E devido a esta mesma tenidite de esforço por vezes tenho que andar de canadianas pelas ruas de Lisboa e este facto se torna em uma tortura acrescida as minhas dores é a quantidade abissal de obstáculos que quando não tenho que usar as bengalas são fáceis de passar, mas quando tenho as bengalas se revelam verdadeiros pesadelos para eu poder andar com as bengalas sem correr o risco de cair e são obstáculos de toda a espécie.


Desde passeios e faixas de rodagem com manutenção negligente, com buracos que parecem fossos e se não são os buracos é a condição em que se encontram os passeios sempre aos altos de baixos, com locais com as pedras soltas e nas faixas de rodagem falta alcatrão, o que dificulta qualquer travessia de rua ou avenida sobretudo para quem não poder andar.


Já tenho visto casos de pessoas sem quaisquer problemas de locomoção e cairem no chão de forma espalhafatosa e dolorosa graças a negligência que a mui nobre e sempre leal cidade de Lisboa sofre na manutenção dos passeios e das ruas que parece estar, tal como o socialismo, metida na gaveta porque nem sequer o vereador Sá Fernandes quer saber em que estado estão as artérias da capital.


Como não bastasse a falta de acessos a pessoas com problemas na cidade, temos também que que mencionar os transportes públicos que não servem para todos os cidadãos porque têm sempre degraus e escadas nos seus acessos e não permitem ou difucultam o acesso a qualquer pessoa que tenha um qualquer problema de saúde que lhe prejudique o andar o que vai obrigar a um maior uso do carro ou que as pessoas com problemas tenham que andar a pé mesmo que não possam e era dever não só das empresas de transportes públicos bem como da CML anular qualquer tipo de barreira de acesso aos transportes públicos porque é o seu dever como edilidade e não pensar apenas nos turistas.


E quando vejo o trânsito de Lisboa num desastre e ruas sem manutenção fico assustado como ainda querem um incompetente como António Costa como Führer de Portugal quando se vê que Lisboa se afunda a olhos vistos, nem para entender e ainda menos para explicar.


Ficam as minhas perguntas de sempre: Quando é que todos terão acesso aos transportes ? Quando é que deixam de haver barreiras para os acessos aos transportes públicos ? Porque a CML não faz nada ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares