O 44 não sai já. mas ainda insistem que ele vai sair
O pedido de Habeas Corpus pedido em favror de José Sócrates interposto no Supremo Tribunal de Justiça há coisa de uma semana atrás foi chumbado pelo STJ, dando razão ao Ministério Público que exigiu a prisão preventiva de José Sócrates.
Para o cidadão que fez o pedido, a brincadeira vai ficar em 1326 euros de custas e taxas pelo não-provimento do pedido de Habeas Corpus e como não fosse suficiente já foi entregue outro pedido de Habeas Corpus a favor de Sócrates e deste ainda se aguarda a respectiva apreciação embora a possibilidade deste Habeas Corpus levar o mesmo destino do outro pedido e serem exigidas as mesmas custas judiciais como do pedido que foi chumbado pelos juízes do STJ.
Pelo que vem na comunicação social, José Sócrates foi o Vale e Azevedo da república porque as acusações de corrupção e de outros crimes de colarinho branco que aprecem ligados porque num qualquer país mais civilizado do que Portugal como o Brasil ou a Itália ou mesmo os países da gélida Escandinávia seriam o sufiecinete para dar vinte anos de cadeia a Sócrates e aos seus associados, mas não nos podemos esquecer que estamos em Portugal e a justiça em Portugal segue a regra da imortal obra de George Orwell "O Triunfo dos Porcos" onde se diz que todos os animais são iguais, mas uns mais iguais do que outros, e a justiça em Portugal funciona tal e qual como os porcos agem na imortal obra do escritor britânico acima mencionado.
Confesso que não consigo entender esta insistência para libertar Sócrates e este desabrochar da amarga realidade sobre o cidadão que foi o Führer de Portugal durante6 anos longos e dolorosas anos e culminaram com a entrada da troika que dinamitou todo o tecido produtivo da nação e nos deixou na condição em que chegamos em nunca se viu tanta miséria e que no índicie de desenvolivimento humano portugal despencou de um ilustre 21º lugar que nos colocava perto da Aleamnha ou do Reino Unido para um 48º lugar que nos colocou ao nível do Brasil ou Angola e até Timor-Leste subiu no IDH enquanto Portugal parece um lingote de chumbo que se afunda no meio do oceano.
E sim, Sócrates deveria de ser responsabilizado por tudo que fez e não é nenhum santinho e já que pegam em Sócrates vão pegar em todos os políticos metidos em grandes novelas semelhantes ao caso/operação Marquês que aconteceram depois de 1975 e que tudo acabou no arquivo e muito por acaso, todas meteram socialistas no meio com algumm tempero a sumo de laranja, sobrtetudo depois de terem assassinado Sá Carneiro.
E ficam as crónicas ou quase crónica perguntas: Porque raio querem soltar José Sócrates ? Qual o motivo desta vontade ? Porque Sócrates não pode responder pelo que fez de errado, em especial quando saiu do governo, para não se falar nos 6 anos em que teve no poleiro ? Será que há mais gente que tem medo de se juntar a Sócrates na cadeia ? Afinal quantos membros tem esta verdadeira quadrilha ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Prezada Beatriz,
ResponderEliminareu só tenho a acrescentar ao que escreveu o seguinte:
O que infelizmente a realidade (e é com grande pesar e tristeza que o escrevo, pois gostaria de escrever o oposto do que vou escrever) nos tem demonstrado no pós-25 de Abril é que a grande maioria dos políticos (e em particular aqueles que nos têm governado), até prova em contrário, é culpada. Bem... mas dirão os "velhos do Restelo": "Nã, não... todos são inocentes até prova em contrário..."... Pois... mas vamos à, infelizmente, bem triste realidade dos factos que provam o que eu afirmei na minha primeira frase (e isto só para falar nas provas que mais dão nas vistas, tanto a nível interno como internacional, pois muitas outras poderia dar): 40 anos de Democracia, 3 auxílios financeiros externos. E só não os houve na última década do milénio passado nem na primeira deste milénio por causa dos milhões que vieram para Portugal da antiga C.E.E.. Também afirmo, com muita consternação minha, que, se os nossos políticos continuarem a não ter carácter, a não serem idóneos e afins, bem podem ter a certeza absoluta que na próxima década também iremos precisar de outro auxílio financeiro externo. Vão-se preparando, compatriotas...
Se estas investigações que agora estão a fazer ao Sócrates (e desengane-se quem pensa que foi ele que originou a crise, pois ele apenas agravou aquilo que já vinha de trás, mais propriamente de todos os governos constitucionais desde 1976) tivessem sido feitas logo no primeiro governo do Mário Soares, de certeza absoluta que que todos os nossos governantes desde então poderiam continuar a não ter vergonha, mas pelo menos teriam medo antes de se deixarem corromper (e afins) e de tomar decisões desastrosas para o país e para os meus compatriotas e poderíamos, se também fossem competentes, viver num dos países com melhor nível de vida do mundo.
Eu bem que gostaria de deixar aqui um elogio aos nossos governantes e políticos, sinal que estaríamos bem melhor do que agora estamos, mas infelizmente (e sem orgulho nenhum) sou obrigado a constatar o facto de que todos eles, uns mais, outros menos, contribuíram, juntamente com o auxílio da maioria dos nossos empresários, administradores e afins, de forma significativa para “o estado a que isto chegou”...
Não me chamo Beatriz, mas não levo a mal e tem toda a razão do mundo e ontem fez 34 anos que mataram dois políticos que tinham a fama de serem honestos e por isso foram assassinados
ResponderEliminarPrezado Tron,
ResponderEliminarpeço desculpa pelo equivoco, mas foi confusão minha...
Mais de resto, concordo inteiramente consigo...
Tudo numa boa
ResponderEliminar