O Que Se Passa No Palácio das Necessidades
O ministério dos negócios estrangeiros além de ser o ministério das gaffes que já bateram os records de Guterres há muito e está a estabelecer um novo máximo mundial de erros e gaffes capazes de tornarem os dois Bush (pai e filho) como paradigmas da sabedoria.
Em Timor-Leste, naquela que foi uma das poucas causas que juntaram a nação de forma mais ou menos desinteressada em termos políticos porque havia interesses humanos e porque era uma nossa província ultramarna que tnha sido anexada com o bemplácito das superpontências aproveitando a agitação do PREC a incompetência brutal mostrada nos processos de desconalização.
E na fase de construção que ainda está Timor-Leste como nação tem no seu território vários magistrados portugueses, mais precisamente, 48 que levaram ordem de expulsão do governo do terrtório mais remoto da lusofonia e segundo o diário do governo timorense, os mesmos magistrados não têm capacidade para dar formação aos funcionários timorenses.
Não querendo ser anti-português basta ver como anda o sistema judicial português e quem sabe se os timorenses se além dos seus problemas internos com estes problemas com os formadores para os seus funcionários judiciais ou se ficaram em alerta com as broncas do Citius e para evitar problemas iguais correram com estes mesmos magistrados.
Do MNE não saiu qualquer reacção energética assim se vê a incompetência do titular da pasta que está à mais neste governo que já por si está à mais na vida dos portugueses que nem sequer podem contar com o ministro para resolver problemas de alguma gravidade como foi o caso da punição de crianças que falaram português em escolas do Luxemburgo e o mesmo MNE se calou.
E ficama as perguntas de sempre: Por acaso já não chegou a hora de Rui Machete sair ? Porque magistrados portugueses foram corridos de Timor-Leste ? Com tantos portugueses que vivem no Luxemburgo agora é proíbido falar aquela que de facto é a 4ª língua do país e a 3ª com mais falantes ? Porque o MNE se fecha em copas ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário