Crato, demora muito para zarpares ?

Nuno Crato é um candidato descarado ao pior ministro da educação de sempre até superando as conhecidas Maria de Lurdes (conhecida entre os estudantes como Marilú) Rodrigues ou Manuela Ferreira Leite, mas estas nunca faziam as borradas com as colocações de professores como Crato está a fazer.


Há casos de professores colocados em centenas de escolas, como escolas sem professores e alunos a ficarem com os programas lectivos decepados porque não nos podemos esquecer que os periodos de férias estão muito mais curtos do que nos nossos tempos de primária ou do tempo dos nossos pais e a matéria a ser dada apesar da baixa da qualidade da mesma matéria dada.


Como não fosse suficiente, os livros estão em média 20 vezes mais caros do que quando eu larguei a escola no ano 2000 e se eu for comparar quando eu comecei a estudar em 1986, nem vale a pena fazer as contas de quanto é a diferença entre os meus livros da primeira classe e os preços actuais que são verdadeiros assaltos e não nos podemos esquecer do material escolar seja ele de marca ou de marca branca sempre custa dinheiro.


Estas falhas podem ter várias culpas e uma delas são as super-turmas começadas ainda nos tempos de Marilú e aumentadas em quantidade com Crato para que se seguissem os paradigmas que a troika impôs em termos de despesa pública em Portugal, mas ao mesmo tempo que se corta naquilo onde o Estado deve ser Estado como a educação ou a saúde; as despess de gabinete do desgoverno do Führer Coelho subiram e continuam a subir de forma brutal enquanto falam num discurso de crise que eu em 4 décadas de vida nunca deixei de ouvir a não ser quando foram os grandes eventos que projectaram Portugal para o mundo como o mundial de futebol sub-20, a expo'98, Lisboa Capital Europeia da Cultura ou Euro 2004; porque de resto andamos sempre de cinto apertado.


A educação tal como a saúde são essenciais como pão a habitação e o trabalho senão não temos liberdade e esta definição de liberdade foi bem definida por uma canção de Sérgio Godinho e que é uma definição da liberdade que não temos e que não sei quando a teremos ou se as gerações seguintes a terão.


Como sempre as minhas perguntas: Porque ainda se mantém Nuno Crato em funções ? Porque não é demitido ? Quem ganha com a sua permanência no ministério da Educação ? Quando é que a política de educação em Portugal entra nos eixos ? Quem ganha com este caos ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares