Submarinos Espirituais e Santos
Outro caso que está de novo a voltar a estar na moda é o caso dos Submarino que por sua vez está ligado ao caso BES porque foi numa reunião da cúpula do Grupo Espírito Santo que começou a guerra entre os primos José Maria Ricciardi e Ricardo Salgado e ao mesmo tempo se soube neste não muito distante 7 de Novembro de 2013 que cada uma das faccções da família Espírito Santo recebeu como comissão do serviço de consultadoria feito pela ESCOM, subsidiária do GES; cinco milhões de euros cada uma em comissões.
Este começo de guerra que no fim acabou com a queda do grupo Espirito Santo foi a aplicação daquele provébio que diz: "Se zangam as comadres, se sabem as verdades" e esta comissão quem sabe se foi o princípio da queda do GES e por tabela do centenário Banco Espírito Santo e vamos ver, porque a notícia é mesmo fresquinha como os gelados; quem mais recebeu nesta negociata e quem ficou a ganhar e ao mesmo tempo me admiro como nem as finanças nem outra qualquer entidade se mexeu para evitar que este negócio verdadeiramente mafioso fosse feito ou depois de feito nnguém deu caçada aos responsáveis dando a bela imagem de inutilidade do sistema judicial da república bem como da fiscalização financeira em todos os seus apsectos e formas.
No fim das contas quem está a pagar esta treta toda é o otário contribuinte que passa desde que existem governos constituicionais a apertar o cinto para que estas grandes negociatas se façam e ainda queriam que se apertasse mais o cinto; mas alguém viu que já era demais ou que o português comum estava a ficar demasiadamente parecido com as vespas e que tal aspecto não seria positivo de alguma forma para a nação; mas o mal está feito e agora recuperar o que se perdeu é que vai ser o cabo dos trabalhos porque ninguém quer assumir este trabalho de forma que seja feito de uma forma justa e muito menos querem assumir as culpas.
Pouco ainda se sabe, mas se sabe que a coisa é feia e segundo alguns jornais a PJ já anda em cima de Paulo Portas (pelo menos segundo o Correio da Manhã) e a imprensa dá a entender que esta investigação que nem ata nem desata vai avançar desta vez, nem que seja para o arquivo como é da praxe das investigações quando metem gente grande no meio nem que seja por acidente.
Como não poderia deixar de ser, as perguntas de sempre: Até onde isto vai dar ? Quem ficou a ganhar mesmo com este caso? Porque ainda ninguém respondeu em tribunal sobre este caso ? Qual a verdadeira ligação entre o caso dos submarinos e o caso BES ? Quanto é que nos custou esta brincadeira ? É para isso que pagamos impostos ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário