Temporal Espiritual
O caso do BES está a ficar tempestuoso porque a famíia Espírito Santo ficou com as contas congeladas e todas colocadas no banco mau que ainda tem a marca Espírito Santo porque além desta mesma família ficar a meio caminho da sopa do Sidónio porque tem ou ainda tem as contas bancárias congeladas e todas domiciliadas ao chamado banco mau, mas entretanto parece que já vão ser transferidas para o Novo Banco.
Entretanto o tal mui temido risco sistémico está acontecer porque da PT se oube de uma acta em que implica o seu antio homem forte Zeinal Bava na compra do chamado papel comercial da Rioforte e que este sabia que era dinheiro deitado ao rio e mesmo assim comprou estes 900 ou quase 900 milhões de euros em títulos que se revelaram activos tóxicos e tanto Bava como Henrique Granadeiro sabiam que eram activos tóxicos e apesar da PT no seu todo não querer investir estes milhões de euros, a PT foi convencida a meter este dnheiro na Rioforte sendo que 200 milhões eram de Granadeiro e não nos podemos esquecer que a PT veio a público desconehcer este facto.
Nesta novela entrou outro actor quase inesperado, o centenário Montepio Geral que também acabou envolvido nesta rede de financiamento ao Grupo Espírito Santo e agora está a levar com uma auditoria forense em cima dos lombos para saber qual o risco que o banco mutualista corre em relação a queda do BES e já se começa temer pelos depósitos e pequenos investimentos no Montepio Geral.
Nesta tempestade vem uma corrente tropical para ainda mais agitar este temporal chamada Oi, que em comunicado defende Bava (se eles soubessem o que era a TvCabo antes Bava e depois de ele a ter detonado se teriam calado) e que eles próprios vão fazer uma auditoria interna a própria Portugal Telecom e quem botou a boca no trombone no investimento feito pela PT praticamente nas costas dos accionistas foi o próprio Ricardo Salgado e eu fiquei a pensar que das duas uma: ou Ricardo Salgado está a sacudir a água do capote ou então vai haver mais uma empresa detonada por dentro pelo senhor Bava que até no 10 de Junho levou uma condecoração e gostava de saber o que ele fez de especial pela nação e pela república para levar reconhecimento público.
Com esta tempestade fico a pensar aonde um cidadão comum pode receber o seu salário ou reforma via transferência bancária se o sector está a abrir brechas por todos os lados e dá para pensar que os salários e reformas de milhares de portugueses e de habitantes de Portugal que recebem o seu salário ou reforma via depósito em contra terão estes depósitos garantidos.
E ficam as minhas perguntas de sempre ou quase sempre: Aonde isto vai parar ? Porque não se mexeram mais cedo ? Quem mais estará envolvido ? Será que a CGD também vai na leva ? Porque a fiscalização bolsista e bancária não se mexeu mais cedo ? Será que as entidades de fiscalização estão a ser bem geridas ? Porque raio deram uma condecoração a Zeinal Bava ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário