Também o Montepio ?
Pelo visto não é só o chamado risco sistémico ou risco de esposição que se abate sobre o banco mutualista, mas também o caso de créditos sem garantias que somam um valor, que segundo a Sic-Notícias chega aos dois biliões de euros ao que se que somar o buraco da chamada exposição a queda do BES e a coisa não ser pequena.
Esta ameaça sobre o Montepio Geral é a nova ameaça de queda na banca depois dos casos ainda mal explicados do BPN e BPP e agora mais recentemente a quda do BES que ainda está a agitar demasiadamente as águas e que está a ser mesmo um novo BPN mas de propoções muito maiores, mesmo épicas para não dizer apocalípticas e esta chamada esposição se está a espalhar quase com a mesma velocidade como fogo em mato seco e o sector da banca em Portugal se está a mostrar mais frágil do que se pensava e depois da queda de um dos suportes do banco de cinco pés que é o sector bancário em Portugal, já pode dar para pensar qual o próximo para cair e estes pequenos grandes buracos no Montepio Geral não agoiram nada de bom para a economia de Portugal que cada vez se mostra mais frágil perante estes ataques e quedas e já se fala em nacionalização da banca.
A ideia pode parecer antiquada, mas pode ser usada porque os banqueiros em Portugal começam a feder a incompetência e os nossos impostos, teoricamente seriam para se ter melhores escolas e melhores hospitais, entre outros deveres do Estado que se diz de Direito e acaba por ir para tapar os buracos das gestões danosas e dos negócios especulativos que se fazem na banca nacional no seu todo e não apenas nos bancos privados porque já há quem diga que o Estado se está a financiar a si mesmo via CGD para pagar o buraco do BPN que ainda está longe de estar tapado.
A este caminho mais vale se receber o salário via vale postal e guaradá-lo debaixo do colchão porque nunca se sabe o dia em que a banca cai toda por inteiro e nos deixa com as calças na mão e ninguém assume as culpas da situação e quem está por baixo é quem se lixa como é a tradição destas quedas e além da nacionalização da banca já se começa a falar numa saída do euro e na minha sincera opinião, Portugal faria melhor se saísse do euro para ter a oportunidade de exportar o que produz porque com uma moeda naturalmente fraca haveria mais exportações sobretudo das grandes marcas que iriam aproveitar uma mão-de-obra teoricamente barata, mas altamente especializada e não estariamos a espera de qual é o próximo banco a cair e dar estrondo por boçalidade da respectiva fiscalização.
E ficam as minhas perguntas de sempre: O Montepio vai fechar portas ? Qual via ser o próximo banco a cair ? Será que Portugal também vai cair ? Quem são os culpados por estas quedas e calotes ? Quem vai pagar a conta ? O que a fiscalização andou a fazer para deixar que a situação ficasse assim ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário