O Pesadelo se Adensa.....
O caso BES nem me dá descanso ao fim-de-semana com mais revelações vindas na imprensa e que mostram um lado lodoso da banca onde se mostra tanto lodo e por tantos lados que dá para pensar que país é Portugal e que destino leva esta pequena nação cheia de tantos malfeitores ou que assim aparentam ser.
Segundo o matutino Correio da Manhã, Ricardo Salgado tem 15 dias para pagar os 3 milhões senão vai mesmo de cana e estes 3 milhões podem ser pagos por uma de duas formas: via depósito ou então através de uma garantia bancária e se sabe pelo mesmo jornal que o novo presidente do GES, Vítor Bento mandou Ricardo Salgado limpar o gabinete tirando todos os seus objectos pessoais do seu antigo gabinete e a família Espírito Santo teve que pedir 10 milhões emprestados ao próprio BES e está em protecção de credores e se sabe que o Banco de Portugal está a investigar quais as ligações e contágios a outros bancos e apenas espero que não façam como o BPN e comecem a fingir que não sabem no Banco Central.
A únca coisa garantida mesmo neste momento é que os pequenos depositantes não vão perder o seu dinheiro e quem se vai queimar é quem se meteu em obrigações, papel comercial e outros produtos financeiros porque o fundo de garantia do Banco de Portugal não abrange estes produtos financeiros que serão reembolsados com a almofada financeira do GES sem qualque intervenção do Banco de Portugal.
E o pesadelo vai ter tons de kizomba porque o governo de Angola não vai executar a garantia bancária em relação a dívida do BESA (Banco Espírito Santo Angola) passando a batata quente dos calotes do ramo angolano do GES para a casa-mãe e se sabe que o BESA passou dinheiro para Portugal via Londres usando as contas dos próprios clientes e não se sabe onde para este mesmo dinheiro e a única certeza é que os donos das contas nunca viram um centavo dos milhares que andaram a viajar de um lado para o outro.
A coisa está mesmo a ficar preta e se não há alguma entidade a segurar as pontas deste filme, a coisa vai ficar muito feia mesmo e vai dar um grand estrondo de resultados que ninguém pode prever, mas com tantas ligações ao GES por parte do tecido empresarial português vai algo muito próximo de um apocalipse ou de um ragnarök do sistema bancário da república e vamos ver se não vai espalhar estilhaços e é este o triste fim de um grupo económco com 130 anos...
E ficam as minhas perguntas de sempre: Aonde isto vai dar ? De que tamanho vão ser os estilhaços da implosão do GES ? Quais as consequências para o comum dos mortais ? Quanto é que esta queda nos vai custar ? Como todos estão tão calados ? Quais as consequências políticas ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
"Naufrágio"
ResponderEliminarÉ sobre espírito santo
Nossa história recente
Ainda falta saber tanto
Não se safa a nossa gente
Apanhados nesta teia
Dos ricos e poderosos
Não nos alumia a candeia
Logo chegarão destroços
Do naufrágio nacional
Nem boia de salvação
Nem uma balsa furada
Podem salvar Portugal
Triste o fim desta nação
Ao ver-se assim naufragada.
Quem nos poderá salvar do anuciado naufrágio ?
ResponderEliminar