Duplo Cartão Vermelho
O caso do Grupo Espírito Santo e da sua face mais visível, o Banco Espírito Santo está a ter mais avanços e um deles foi a expulsão da família Espírito Santo dos destinos do BES e a segunda foi a descoberta de um buraco superior a 3 biliões de euros, apenas no BES e não contando com os outros buracos nas outras empresas que fazem parte do GES.
Para ajudar mesmo a festa aparecem os buracos e os negócios cruzados das outras empresas do grupo, algumas falidas como a Rioforte e os calotes dados a conta da emissão de papel comerical que tem garantido apenas o reembolso dos clientes do retalho (aka. o otário ou o comum dos mortais) e para os outros nvestidores doi criada uma almofada financeira de 2, 1 biliões de euros para o reembolso de papel comercial que não foi para o comum dos mortais e para pagar esta despesa toda, o novo presidente do GES, Vítor Bento anunciou aumento do capital social do grupo mas não se sabe nem como nem quando vai ser feito este aumento de capital e quais as suas condições.
Apenas se sabe que muito ainda está por se saber neste caso e muitos de nós estamos na especatativa se o BES cai ou não e quem está exposto a está negociata toda que foi feita nos tempos de Ricardo Salgado e agora aparecem as contas para serem pagas e o BES parece não ter dinheiro para resolver as suas contas perante os credores ditos institucionais como empresas que subscreveram o papel comercial e agora não têm a devolução de dinheiro que meteram no BES o que pode ainda aumentar mais os números do prejuízo do banco em si.
Este caso do BES se reveste de uma enorme importante pois que se trata do terceiro maior banco da nação e que está ao activo há 130 anos, bem como quase tudo que é firma nesta nação comprou papel comercial não só do BES, bem como das suas subsidiárias e não se sabe ainda como esta situação vai ficar. Entetanto se soube que a família Espírito Santo que deixarm fazer parte dos mais ricos de Portugal, lteralmente foram expulsos desta lista, o que é bom para os acconistas que ficam a pensar se não va,ia mais terem investido noutro qualquer banco excpeto o BES.
Como sempre as perguntinhas que ninguém consegue responder: Será que neste caso vai haver punidos pela justiça ? Como é que este caso ficou assim ? Aonde estava a fiscalização preventiva depois das broncas do BPP e do BPN ? Quem vai pagar as consequências ? Será que o BES vai cair ? E se cair para quem sobram os estilhaços e os cacos ? Será que vamos ter o apocalipse da república ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar.
Comentários
Enviar um comentário