Bloco a Perder as Folhas
O Bloco de Esquerda está mesmo a desfazer-se aos pedaços perdendo aos poucos os seus pilares basilares, nos últimos 18 meses perdeu dois em especial depois da saída de Francisco Louçã e da morte de Miguel Portas que foram a facção "Ruptura FER" que foi a génese do MAS e os deputados independentes descontentes com o caminho que o BE está a levar e que se congregaram no ainda lactente partido que dá pelo nome de Livre e agora mais um pedaço do partido que prometeu ser a união da esquerda que nem se revê no PS nem no PCP está a perder mais uma das suas bases de apoio.
Agora é a facção que foi fundada pelo falecido Miguel Portas que dá pelo nome de Fórum Manifesto sai do Bloco de Esquerda e a UDP diverge da linha de pensamento do partido sediado na Rua da Palma, para quem não sabe, o Forum Manifesto nasceu do defunto partido Política XXI que não era mais do que antigos parceiros do PCP, MDP-CDE. E a UDP criou uma nova corrente dentro do quase moribundo Bloco de Esquerda chamada Esquerda Alternativa, a qual já se juntaram o líder parlamentar, duas deputadas e um dirigente nacional e para ajudar a festa deste desfolhar do Bloco de Esquerda, metade dos membros da antiga UDP não se juntaram a Esquerda Alternativa, deixando o BE numa verdadeira encruzilhada para qual os dois líderes não têm resposta apenas pedindo para que os militantes preparem a convenção do partido que se vai realizar em Novembro e que cujo primeiro debate é neste Domingo na cidade Invicta.
Na minha sincera opinião, Bloco de Esquerda está mesmo a cair aos pedaços sobretudo depois da morte de Miguel Portas e da saída de Francisco Louçã que eram a cola que mantinha este Bloco de Esquerdas mais ou menos bem encandernado e depois da saída de Francisco Louçã que não foi pela porta grande porque pouco tempo antes da sua saída já começavam a existir faíscas dentro do BE sobretudo nos deputados europeus em especial com Rui Tavares que acusava Louçã de dar caça aos indepedentes ao ponto de Rui Tavares sair do Bloco e fundar o partido Livre e algum tempo depois da sua saída surgiu com inusitada força a Ruptura/FER que foi a semente do MAS e agora aparecem esta nova corrente chamada Esquerda Alternativa que simplesmente divide a UDP em duas metades completamente antagónicas dentro do BE, o que não é prometedor num partido em constante queda no eleitorado desde das últimas eleições gerais em 2011 e esta queda foi confirmada com mais uma queda nas eleições europeias deste ano.
Sinceramente duvido que o Bloco de Esquerda sobreviva sequer ao congresso ou convenção de Novembro que teoricamente seria para preparar as eleições gerais de 2015, mas pelo andar da carruagem vai ser um teste a capacidade de resistência da actual 5ª força do poder político da república e com estas divisões não deve ser por muito mais tempo.
E ficam as perguntas de sempre: Será que o BE se vai desfazer ? O BE vai chegar ainda com algumas folhas ao congresso de Novembro ou mesmo as eleições gerais de 2015 ? Afinal quem é o culpado destas divisões ? Como é que a esquerda quer ser poder em Portugal se não entende entre si ? Quem vai ser a nova 5ª força política do poder político da república ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário