A Queda do Espírito que Já Foi Santo

O que muitos temiam, sobretudo quem anda no mercado de capitais; está mesmo para acontecer porque depois da Espirito Santo International ter avançado com pedido de protecção de credores depois do buraco da venda de papel comerical (aka. obrigações de muito curto prazo); outra empresa do Grupo Espirito Santo que dá pelo nome de Rioforte que pediu dinheiro emprestado a PT sob o formato de papel comerical no valor de 897 milhões de euros e a sorte da Rioforte é que a PT não quis (no sentido mais literal do verbo querer) cobrar a dívida que vencia hoje e sim negociar o seu pagamento, porque caso a PT cobrasse directamente o dinheiro que é seu por direito; bem meus amigos e mnhas amigas de quase 11 anos de blogs, seria a maior falência da história da república e abalaria em definitivo a nação por detrás destes pequenos calotes via papel comercial há um passivo ou dívida total do Grupo Espírito Santo que se cifra em mais de sete biliões de euros.


E o temporal não fica por aqui porque ainda vai ficar pior porque a Espirito Santo Finacial Group (ESFG) que tem 20,1% do BES vai ou pode avançar para um pedido de protecção de credores (medida para evitar falência, algo semelhante aos planos de recuperação de empresa que envolve um administrador judicial) e estas fatias do império Espírito Santo estão sediadas no Luxemburgo e falta a aprovação das autoridades locais para que estes planos de protecção comecem a ser executados e quando o forem as acções destas mesmas empresas serão retiradas da Bolsa de Valores de Lisboa e da sua homóloga da cidade do Luxemburgo os processos provavelmente serão transferidos para Portugal.


Apenas para aumentar mais o dano, a própria família Espírito Santo vai fazer o mesmo pedido de protecção de credores e pelo que se sabe a PT não ver a cor do bagulho que meteu na Rioforte ou pelo menos parte do dinheiro ao ponto de em vez de ser fusão entre a PT e a Oi passa a ser Oi a dona da PT para que a empresa brasileira não seja apanhada em mais uma das brincadeiras daquele senhor Bava que tem a mania que percebe de mercado de capitais e todo o que rodeia este mesmo mercado, mas até a minha mãe doente e que teve um AVC consegue perceber melhor do que este senhor que detonou por dentro a TvCabo e agora está a fazer o mesmo na PT e ia fazer na Oi mas os brasileiros não foram na palheta mole.


A situação chegou ao ponto da própria família Espírito Santo ter que, pelo menos, fazer venda controlada dos 20,1% que detem no BES e restruturar os sete biliões de dívida para evitar a falência, mas no Diário Económico já se fala em colapso do Grupo Espírito Santo e não sei como o presente Führer do desgoverno da república; Führer Passos Coelho diz nos meios de comunicação social que os depositantes do BES podem estar descansados que os seus depósitos não correm riscos, e para estas palavras de Passos Coelho há uma resposta simples e educada: não correm risco uma ova ! E se eu fosse depositante no BES tirava de lá o dinheiro todo de forma muito discreta para não chamar a atenção e colocava noutro banco qualquer que não esteja em risco ou aparente risco como os bancos mutualistas ou a estatal Caixa Geral de Depósitos e esperava para ver até onde este temporal nos vai levar e se vamos ver o Ragnarök ou Apocalipse da Banca (sobretudo privada) e da República por tabela.


 E ficam as minhas perguntas de sempre: Até onde isto vai parar ? Vamos ter um novo BPN para pagarmos ? Para quando uma intervenção estatal nem que seja para clarificar a situação ? Em que posição vão ficar os depositantes e quem tem a sua reforma ou salário domciliado ao BES ? Como foi possível se chegar a este ponto ? De quem é a culpa ? Quem vai pagar esta grande bronca ? Aonde está o poder político da república ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares