Para que Serve a Fantochada do Dia de Reflexão

Ontem não se podia falar de forma clara em política sobretudo nos meios de comunicação porque a Comissão Nacional de Eleiçoes salta que nem uma leoa a punir quase como fosse a temida Comissão de Exame Prévio (aka. Censura) porque em Portugal as eleições são tal e qual o futebol onde os vencedores são praticamente os mesmos de sempre desde 1976 e o top 10 com uma ou outra variação pontual, tem sido sempre o mesmo.


Este verdadeiro acto de censura é contraproducente num país que se diz ter liberdade de expressão, quase vedar a boca as pessoas de dizer (se lhes apetecer) vou votar em fulano amanhã depois de vir de comprar o pão no supermercado ou de nos meios de comunicação social que muito sofreram antes do 25 de Abril (para não dizer a cultura e a arte no seu todo) terem que arranjar subterfúgios para encher espaço ou encher chouriços para evitar a multa da CNE que soa como uma retenção da comissão de Censura mas de forma light embora o custo não seja tão gostoso como a Coca-Cola Light e esta criatividade para arranjar estes subterfúgios, onde o sketch do Baladeiro no Zip-Zip interpretado pelo grandioso Raúl Solnado é um dos pontos máximos desta criatividade.


A raiva com que os portugueses estão do poder político da república se reflecte na crónica e brutal abstenção sobretudo nas eleições europeias como hoje se prevê e muito provavelmente vai acontecer onde mais de 60% dos eleitores da república não foram votar e depois é um dispersar de votos que nunca se viu desde do 25 de Abril que caso Portugal elegesse mais deputados europeus seria ainda mais notado e não apenas o facto do Movimento Partido da Terra que aparenta ser completamente contra-poder ou contra-sistema vai eleger um deputado pelo menos e os partidos de sistema, mas todos mesmo perderam votos e este dia de Censura que de reflexão não tem nada, não tem qualquer razão de existir porque é apenas mais uma mordaça na boca do povo que passou quase 50 anos amordaçado e o vício da mordaça não se perdeu.


Este fantochada deveria de ser retirada ou quanto muito pensada na forma como é exercida porque não tem grande utilidade porque os resultados eleitoriais em Portugal são os mesmos e amoradaçar o povo pode ser um tiro no pé que se reflecte em grande abstenção porque muitos se deixam levar pelas sondagens e vão pescar ou as compras e mandam as eleições a fava e dias de reflexão nas eleições não serve de muito porque não censura a conversa de vizinhos sobre as mesmas eleições.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Para que serve o dia de reflexão ? Não será este mesmo dia de reflexão uma mordaça para o povo ? Será que ainda tem utilidade num país que diz ter eleições limpas ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares