Coelho Com Caçador CXXIX - Outra Face Oculta
Há alguns dias atrás eu postei aqui, neste recanto dos blogs do sapo, o título de uma notícia publicada na edição electrónica do semanário Expresso e que dava conta do facto do actual presidente do conselho Führer Passos Coelho estar metido numa negociata não muito diferente do caso Face Oculta e que pelo que me lembro a investigação começou ainda nos tempos do Sucateiro Sócrates, mas nunca tinh chegado tão longe como parece ter chegado.
Quando este caso começou a ser falado há alguns anos atrás na imprensa, apenas se falava em corrupção, tráfico de influências, informação priveligiada (aka. inside trading) e o único nome grande da nossa praça que aparecia nas investigações era o de José Maria Ricciardi (primo de Ricardo Espirito Santo Salgado, dono do BES) que presidente do Banco Espirito Santo Investimento (BESI) e este mesmo banqueiro foi alvo de escutas que foram publicadas no Expresso, Diário de Notícias e Correo da Manhã e esta publicação fez com que o Ministério Público processasse os três jornais por violação do segredo de justiça.
Entretanto se sabe através de um documento que já não está em segredo de justiça que as escutas que envolvem José Maria Ricciardi e Pedro Passos Coelho não são apenas duas como se pensva, mas sim dez escutas que ocurreram nos meses de Janeiro, Fevereiro e Julho de 2012 e foram validadas pelo então presidente do Supremo da Pouca Vergonha, perdão, Supremo Tribunal de Justiça, Noronha do Nascimento que por acaso anulou escutas semelhantes do Sucateiro Sócrates (que amiguinhos) e esta validação foi dada em 19 Outubro de 2012.
Os crimes que fazem parte do Caso Monte Branco estão relacionados com corrupção, tráfico de influências e informação priveligiada ligados a privatização da REN e da EDP e Passos Coelho parece não ter sido o alvo das escutas, mas Ricciardi porque se suspeita que este estivesse a pressionar o Führer Coelho neste mesmo negócio, o estranho desta explicação, foi semelhante a explicação dada quando se soube que Sócrates foi apanhado em escutas relacionadas com o caso das sucatas onde o Sucateiro de S.Bento não seria o alvo, mas no caso do sucateiro as escutas foram teoricamente destruídas.
Esta diferença de critérias dá que pensar em especial quando o próprio Ricciardi, ao contrário dos envolvidos no caso Face Oculta, assumiu que conversou por duas vezes com o Führer Coelho e uma das vezes serviu para que Ricciardi criticasse Passos Coelho sobre a escolha da consultora Perella Weinberg porque esta escolha foi feita via concurso público e segundo o presidente do BESI, este mesmo concurso público não garantiu a igualdade entre os candidatos e esta chamada de Ricciardi foi apenas um "desabafo" sobre algo que ele achou incorrecto.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Neste caso quem fala verdade: Coelho ou Ricciardi ? Se Ricciardi foi prejudicado num concruso público, não existem entidades para detectar possíveis erros ? Porque foi escolhida uma consultora estrangeira ? Quem paga a conta ? Porque aparecem os mesmos que estiveram envolvidos na Face Oculta ? Será que Passos Coelho teve alguma ligação remota com o caso Face Oculta ou a validação das escutas não passa de uma desforra maçónico-partidária ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário