Mais Outra do Sucateiro Sócrates Para Pagarmos Agora parte II
Como ontem tinha começado, os sindicalistas ligados aos Estaleiros de Viana do Castelo disseram perante a Comissão Parlamentar de Inquérito aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que a queda dos ENVC começaram logo nos tempos do Sucateiro Sócrates em especial entre os anos de 2008 e 2009, quando o administração anterior nomeada pelo ex-Führer de Portugal, José Sócartes e que era liderada por Veigas Anjos anunciou o despedimento de 420 trabalhadores dos ENVC sem oferecer qualquer tipo de garantia e depois daí foi sempre a afundar.
O dirigente sindical Branco Viana disse que tanto a situação com o Sucateiro-mor como agora da concessão a Martifer são semelhantes porque em ambos os casos nunca foram dadas garantias sobre o futuro dos funcionários dos ENVC; ainda afirmou se houvessem garantias que a construção naval iria continuar em Viana seria uma situação bem diferente, mas estas garantias não existem e o presente desgoverno, sabendo das ajudas ilegais dadas em tempos de Sócrates, também não quis fazer nada para sanar a situação e assim evitar a presente situação e para ajudar a aumentar a delicadeza da situação 7 dos 10 funcionários que hipoteticamente passariam dos ENVC para a concessão dos ENVC têm mas de 50 anos todavia sem ter qualquer tipo de contrato assinado.
E após mais uma descoberta de mais um buraco que nos ficou em herança do desgoverno Sócrates e que o presente desgoverno não se deu ao trabalho de tapar e gostava de saber porque raio uma nação com tanto mar como é o caso de Portugal, não tem construção naval com grande volume e a Armada só tem de material mais ou menos capaz os subamarinos do Portas, uma ou duas fragatas e vários navios de pequeno porte e vez do material circulante da Armada ser importado, poderia ser feito em Portugal poupando vários milhares de euros, todavia, interesses maiores do que a nação se elevam e depois quem precisa mais da nação se acaba sempre por lixar e bem.
Segundo a última actualização Portugal é a nação da UE com maior área marítima só perdendo para a Rússia ou China ou os EUA no hemisfério norte e gostava de saber porque raio que temos tanta água se nem pescas, nem material novo na armada e muito menos construção naval porque um mar português tão grande precisa de material circulante para ser bem guaradado.
E ficam as minhas perguntas de sempre: O que andam e andaram a fazer com os estaleiros de Viana ? Aonde está a indústria de construção naval em Portugal ? Para que raio querem tanto mar ? O que andam a fazer no poder político da república ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário