BPN, O Mal que Vem detrás

O caso BPN parece não ter sido herdado dos tempos do sucateiro que manda bitaites no telejornal da RTP-1 nas noites de Domingo, mas já vem detrás, e pelo que se consta parece que quando a bomba explodiu com Sucateiro Sócrates no poleiro da república, muito dano já tnha sido feito nas costas de muita gente com a cumplicidade ou pelo menos conhecimento de um tal de Vítor Constâncio que era governador do Banco de Portugal.


Õ assunto volta a baila depois de uma entrevista dada na última edição do períodico Expresso pelo actual presidente da Comissão Europeia e ex-presidente do conselho, digo primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, conhecido pela alcunha de Cherne ou Cherne Barroso; e Cherne Barroso adianta nesta mesma entrevista que soube que algo não ia bem com o BPN e alertou 3 vezes, o governador do Banco de Portugal para confirmar se aquilo que se sabia do BPN pela imprensa seria verdade e por causa desta mesma entrevista, o deputado do PSD, Duarte Marques questiona formalmente via requerimento tanto Vítor Constâncio como o actual governador do Banco de Portugal, Carlos da Silva Costa.


O mesmo deputado pede o registo das reuniões entre Constâncio e Cherne Barroso e nos dois anos que Cherne Barroso foi primeiro-ministro (2002/4) foram feitas diligências por parte do Banco Central; além desta mesma exigência, o deputado Duarte Marques ainda quer saber quais são os procedimentos do Banco de Portugal quando são levantadas dúvidas ou lançados alertas por parte de altos representantes da república (p.ex.: o primeiro-ministro) e ainda questiona de forma directa e incisiva se foi mesmo tudo feito em termos de fiscalização da actividade do BPN e esta questão é retórica pura pois porque o deputado Duarte Marques questiona a fiscalização do Banco de Portugal.


E as conclusões que se tiram daqui são simples ou assim parecem; e uma delas é que a principal causa do afundamento da nação além do desgoverno Sócrates que como todos sabem é o caso BPN começou antes de Sócrates e foi tudo feito nas costas (ou assim parece) de Cherne Barroso que se pode considerar que foi mole com Constâncio que sabia de tudo ou pelo menos fica essa ideia no ar e esconde informação oficial ao primeiro-ministro Cherne Durão Barroso que na sua moleza não soube ter inciativa de ver o que se passava sem ter que esperar pelo Banco Central.


Outra conclusão que se pode tirar desta verdadeira remake do Caso Alves dos Reis é que mesmo Constâncio sabendo de tudo não se mexeu e deixou o caso arrastar até ao ponto que conhecemos não sabemos com que interesse ou a serviço de quem, mas Constâncio deveria de ter logo cortado o mal pela raiz e a esta altura do campeonato não teríamos a troika em Portugal com quase toda a certeza a nos roubar o pão da mesa como tem sido desde dos tempos de Sócrates.


Mas estas conclusões não ficam completas sem a conclusão do deputado social-democrata Duarte Marques que aponta o dedo a Vítor Constâncio em especial quando pega nas conclusões das duas CPI's que foram criadas sobre o caso BPN: "ficaram confirmadas falhas sistémicas e operacionais da entidade reguladora do sector, o Banco de Portugal, então liderado pelo dr. Vitor Constâncio"; e o mesmo deputado lembra que o buraco negro chamado BPN já custou pelo menos 8 biliões aos portugueses (se adicionar valores que têm vindo nos jornais este valor já passou os 12 biliões) e que estas contas só estarão encerradas quando for alienado todo o património do BPN e resolvidos os processos judiciais pendentes.


De facto da que pensar em algumas coisas e uma delas quase de certeza que é competência ou incompetência do Banco de Portugal, sobretudo do seu antigo governador Vítor Constâncio e como ele deixou transformar algo que se pode considerar uma pequena chama que se pode apagar com um copo de água em algo semelhante ao Incêndio de Roma ou ao Grande Incêndio de Londres, quando tal evolução extrema seria mais do que evitável para bem da nação a não ser que Constâncio tivesse feito parte de alguma conspiração para que Cherne Barroso ou outro qualquer figurão do poder político da república desse com os burros na água e tivesse que sair de cena durante uns tempos ou quem sabe algo mais.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Será que as perguntas do deputado Duarte Marques vão ser respondidas ? Será que Vítor Constâncio agiu nas costas de Durão Barroso ? Quem foi o culpado real desta história do BPN ? Quem lucrou mesmo com esta novela que nos lixou ? Que interesses escondidos andam a se esconderem ? Quem é o chefe desta máfia ? Será que alguma vez se vai saber a verdade ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar


 

Comentários

Mensagens populares