Venezuela... A Versão Real de "O Triunfo dos Porcos" de Orwell

Já nem posso ouvir os telejornais em especial quado falam nos mas recentes conflitos entre as várias tribos do animal humano que agora servem de material para os os espaços noticiosos, um é o caso da Ucrânia e outro é o caso da Venezuela que pode lembrar a alguns a imortal obra do escritor britânico George Orwell que crtica de forma tóxica o comunismo e não deixa de ser irónico quando se sabe que o próprio Orwell era comunista.


E pelo que vejo nas notícias aqui em Portugal e pelo que vejo nas ruas, o regime que foi de Chavez e agora é de Maduro não tão positivo como muitos pensam por ser de esquerda e outra ironia consegue estar em termos de violência ao nível das ditaduras mlitares latino-americanas criadas pela CIA durante a Guerra Fria, pois o mesmo regime prende todos aqueles que mostrem ser contra a ditadura comunista que rege a Venezuela sejam eles políticos ou estudantes lembrando a alguns tempos negros que muitos querem esquecer.


E hoje dei por mim a fazer um trabalho de campo verdadeiramente acidental para este recanto porque eu tnha ido a Fnac resolver um problema e passei pelo Pingo Doce da 1º de Dezembro para comprar algo para fazer um jantar rápido quando depois me dirigia para casa depois de ter bebido um café nota 10 (de 0 a 10) no Nicola Gourmet e atravesso a Praça do Rossio e observo que acontece um protesto anti-Maduro junto a estátua de D. Pedro IV (I do Brasil) onde portugueses e venezuelanos que vivem em Portugal, clamavam por algo que é negado ao povo da Venezuela.... liberdade e democracia e não eram agentes da CIA ou coisa parecida, era gente de todas as idades literalmente, sobretudo jovens e mulheres que me fizeram lembrar outros tempos que muitos querem esquecer e olhei para um cartaz que dizia que em apenas em 2013 o regime venezuelano teria ceifado mais de 23 mil vidas, tais números ultrapassam os crimes de Pinochet no Chile e pelo pouco que sei anda perto do número de vítimas de todas ditaduras sul-americanas dos anos 70 e 80.


Não sei qual o medo do regime de Nicolás Maduro ser submetido a eleições que se podem considerar intrecalares ou anda matar e a prender todos aqueles que pensam de forma diferente da sua porque assim não é uma democracia, mas sim uma ditadura onde todos os animais são iguais, mas uns mais iguais que outros como são aqueles todos que foram comprados com artigos de luxo ou quase luxo que foram pilhados das lojas pelo próprio governo.


Se o governo da Venezuela se considera democrático se deixava de conversa fiada de teorias da conspitação e fazia um acto eleitoral limpo e directo e o que resultasse daí teria que ser aceite mesmo que Maduro ganhassse, a oposição teria de aceitar assim como Maduro teria que aceitar uma eventual derrota; mas acontece que Nicolas Maduro deve ser cobarde porque não quer assumir o dever de um combate eleitoral por um lado e por outro só vejo a fazer circo para entreter parte do povo enquanto vai matando todos aqueles que clamam por liberdade e se a Venezuela é o paradigma de uma "democracia" de esquerda; bem então o Professor Salazar era um santo.


E ficam as minhas perguntinhas de sempre: Será que Maduro tem medo das eleições ? Aonde está a real democracia na Venezuela ? Aonde está a democracia no comunismo e e na esquerda ? Quando é que há paz na Venezuela ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares