Sócrates e Coelho, Se um Mata o outro Esfola

Uma reunião de deputados do Parlamento Europeu com os Comissários Europeus da área económica criticaram de forma violenta a troika e sobretudo as suas consequências sociais nos países que foram "ajudados" e apontaram a necessidade da criação de fundo europeu de auxíio e ainda acusam a troika de ser pouco transparente.


O texto que resulta desta crítica foi gerado por um consenso entre os grupos parlamentares do Partido Socialista Europeu e o Partido Popular Europeu que vai a votação já em Março no PE e que aponta por exemplo que a culpa principa da má situação portuguesa é do desgoverno Sócrates, mas também aponta que a submissão do presente desgoverno à troika não fez melhor a nação e os dois deputados autores deste documento: o membro francês do PSE, Liem Hoang Ngoc e o membro austríaco do PPE Othmar Karas vão visitar todas as nações que receberam "ajuda" da troika para ascultarem as consequências dos resgates e da ausência de um fundo europeu que dispensasse a presença do FMI e na crítica feita à situação lusitana, o mesmo duo de deputados refere também que o afundamento que houve na era de Sócrates se deve sobretudo a um efeito de contágio da crise grega.


Bem o que este documento mostra é que o desgoverno Sócrates se encostou a bananeira de alguma almofada que vinha de trás e nada fez para resguardar a economia da nação que sempre mostrou desde do 25 de Abril pelo menos, sinais de fragilidade que nada ficam a dever a economia alemã nos bons tempos da República de Weimar e a culpa não foi das nacionalizações, mas sim de más escolhas feitas pelos vários governantes e que agora se estão a reflectir de uma forma implacável e ao mesmo tempo mostra que a nação está parada no tempo há mais de 30 anos e que Portugal não tem cabedal para se aguentar no euro, pelo menos até ser criada a entidade europeia de ajuda para países em dificuldades.


Sim estou a sugerir uma saída nem que seja provisória do euro até as contas da nação se tornarem suficiententemente fortes para que Portugal re-entre na moeda única, porque a manutenção da presente situação vai levar a falência da nação e ao subir de votos dos extremistas, não aquele voto que é dado em estilo de punição do poder demo-liberal só para lixar as contas dos eleitos, mas sim para dar vitórias expressivas aos extermistas que se diz que vai acontecer em França (pelo menos) e não foi para isso que se fez a revolução.


Resumindo: e como vem no título desta entrada ou artigo; se um mata o outro esfola e nenhum dos dois se aproveita para nada, a não ser que se dediquem a apanhar bosta de cavalo no intervalo de uma tourada ou vão limpar as jaulas dos herbívoros do Jardim Zoológico, porque de resto não têm qualquer proveito para a nação, nem como presidente da república.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Porque Portugal não sai do euro ? Que porra nos anda a fazer a troika ? Quem a vigia ? Será que meteram os pés pelas mãos e estamos a pagar tudo agora ? Que caminho levamos e que caminho vamos levar ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares