Democracia na Venezuela ? Então Salazar em Portugal Era um Paladino da Liberdade

A situação da Venezuela não me diz muito, mas me dá que pensar porque existe uma grande comunidade portuguesa lá e além disso me custa ver aqui em Portugal e no Brasil pelo menos como ainda há gente que apoia aquela ditadura que está disfarçada de democracia quando esta mesma ditadura consegue ser tão democrata como a Falange Espanhola ou mesmo o Estado Novo Português, mas para pior.


Nicolas Maduro está a fazer a todos aqueles que pensam de forma diferente da sua, o mesmo que foi feito na China Vermelha nos tempos de Mao ou mesmo na América Latina nos tempos daquelas ditaduras criadas pela CIA para dar combate ao comunismo, porque o Sr. Maduro se entretem a prender tudo que é oposição não permitindo o chamado contraditório em política que é uma das raízes da chamada democracia, coisa que na Venezuela já passou a história e os eventos que lá se têm passado começam a dar razão aos ditadores como Salazar ou Franco, ou mesmo aos mais extremistas como Pinochet ou Videla quando torturavam e matavam mlitantes de esquerda e de extrema-esquerda e razão é simples; é que os ditadores quase que adivinhvam que na esquerda há gente que consegue ser piores que eles.


Confesso que como monárquico nunca fui pela esquerda, nem pela direita, mas sim pelas pessoas e pelas suas obras embora muito dos que admiro politicamente sejam de direita; há alguns políticos de esquerda que admiro porque pensaram a nação ou a cidade e não a política; mas estes que pensam assm contam-se pelos dedos de uma mão em todo o planeta e este caso da Venezuela prova que quando se trata de extremas, tanto seja direita como esquerda, a diferença é quase nula e na Venezuela cada vez mais vai aumentar a repressão e vamos ver se não se espalha pelas Américas ou mesmo se contagia outros continentes porque a situação na Venezuela está cada vez pior e aquele disco riscado que o ditador Nicolas Maduro fala na intervenção estrangeira não  pega porque quem o contesta são sobretudo aqueles que colocaram o seu antecessor no poder: estudantes e classes baixas e os seus apoiantes são um verdadeiro aparelho partidário que lembra a União Sovética nos seus tempos mais repressivos.


Não sou apologista de uma intervenção na Venezuela, talvez um apertão de calos como congelamento de bens ou algo assim quanto muito, mas me custa a crer que há ainda quem apoie um regime político que simplesmente não tolera a oposição e para mim isto não é democracia nenhuma, mas sim uma ditadura e que cada dia que passa, está mais paranóica.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Quando é que a Venezuela volta a ver a luz da democracia ? Porque a esquerda local não aceita a oposição ? Aonde está a democracia na Venezuela ? O que poderá acontecer aos portugueses que lá vivem ? Que regime é este de Nicolas Maduro ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares