Jovem Em Portugal se Suicida por Sofrer Bullying e depois não Estranhem que Apareçam Vingadores como aquele de Massamá

Esta semana ficou marcada em Portugal devido ao suicídio de um jovem provocado não só pelos problemas financeiros dos pais que fez com que o pai do jovem de 13 anos que se chamava Nelson Antunes tenha emigrado e o jovem chegou a ter que dormir num barraco com um tio; a situação foi sinalizada em 2012 pela Comissão de Protecção de Jovens e Menores de Braga que em 2012 viu a situação resolvida dado que o Nelson estava sinalizado não por bullying, mas sim por problemas económicos da família que em 2012 segundo a mesma CPCJ foram sanados e o refúgo do Nelson era o topo das árvores onde apareceu enforcado numa das árvores que escolhia como refúgio.


Não foram estas dificuldades económicas que provocaram a morte trágica do Nelson, mas sim o bullying violento que este sofria no liceu público onde estudava, a EB 2+3 de Palmeira em Braga que não era apenas episódico, mas sim sistemático ao ponto de dois antes da tragédia "colegas" do Nelson, o despiram em pleno pátio da escola apenas o dexando em cuecas a chuva e ao frio e o presidente do conselho directivo numa clara demonstração de incompetência para o cargo quando classificou este acto bárbaro como "uma brincadeira dentro da escola" e eu gostava de saber se o director Fausto Farinha gostaria de ser despido no meio do pátio pelos colegas e deixado a chuva e ao frio numa "brincadeira dentro da escola" se falaria desta forma verdadeiramente leviana dum acto que viola a dignidade de um aluno da escola que dirige o qual tem que proteger e assegurar toda a segurança para que este e todos os outros alunos e alunas possam estudar e para ele tanto faz os que os alunos fazem no pátio porque ele não quer saber a ponta de um chavo porque para ele apenas são brincadeiras mesmo que estas atendem a dignidade dos alunos.


Com directores assim, quem é que precisa de marginais para exercerem bullying nas escolas se os próprios directores fecham os olhos e assim até começam a dar alguma razão ao inútil do ministro da educação que diz que existem professor a mais e com esta atitude apenas resta fazer uma coisa aos pais e encarregados de educação desta nação que é colocar os seus educandos em escolas privadas ou ter aulas em casa e os tirar das escolas públicas porque já não é o primeiro caso de bullying que acaba mal porque há pouco tempo em Massamá um aluno que também passava por este martírio e era ignorado pelos corpos directivos da escola, não teve de meias medidas e em vez de se suicidar resolveu fazer justça pelas próprias mãos e sabia quem é que tinha que "exterminar" chegando ao ponto de ter uma lista de alvos e material capaz de repetir Columbine e mesmo assim ainda houve um professor com o pescoço cortado e parece que a tese de bullying esta-se a provar e este aluno de Massamá não vai ser punido de forma extrema e este de Braga em vez de se suicidar; deveria de ter feito o mesmo que este fez em Massmá porque assim despertava consciências para o problema do Bullying nas escolas e em especial nos liceus públicos; mesmo assim este caso de Braga já está a ser investigado pelo ministério de Nuno Crato e aguarda-se desenvolvimentos.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Porque esta situação tinha que ter este desfecho ? Esta morte não poderia ter sido evitada se houvesse competência de quem de direito ? Será que agora temos que por os nossos filhos em colégios ? Que segurança oferecem as escolas oficiais ? Quantos mais casos desses existem e dos quais desconhece-se a existência ? Afinal para que nos serve as escolas em Portugal ? Do que nos serve a república e o seu presidente ? Estão a espera que se comece a fazer justiça pelas próprias mãos em vez de eliminar o bullying logo na raiz ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares