Os Leões Rugem, o Presidente Dorme e a República precisa de Cair
Na minha vida mais ou menos curta tenho assistido de tudo um pouco em termos de protestos nas ruas de Lisboa e não só e que a televisão se torna muitas vezes, para não dizer quase todas como veículo de transmissão do que acontece nas ruas da capital lusitana em vez de eu correr riscos e ainda levar cacetada da polícia sem ter culpa de nada.
Mas nada me preparou ou mesmo treinou para o desfecho da manifestação de todas as forças de segurança interna existente em Portugal, unidas conta mais cortes que lhes vão ser impostos pelo presente desgoverno da ditadura Passos Coelho, cortes numa área onde falta tudo mesmo desde clips para segurar as folhas até ao gasóleo ou gasolina para as viaturas de serviço e outros meios materiais que virtualmente colocam a polícia e as restantes autoridades paralisadas devido a falta de meios e a esta falta de meios se juntam os crónicos baixos salários que com o novo orçamento ainda vão ficar mais baixos.
A resposta daqueles que podem fazer greve tem aparecido como greves do SEF e da PJ ao trabalho extraordinário e serviço de piquete, enquanto os outros apenas podem vir para rua ou quanto muito fazerem greve à multa porque de resto poucos meios têm para lutar pelos seus interesses, mas chegou aquele dia em que é o toca a reunir e zarpar e hoje aconteceu este mesmo dia, quando as forças de segurança interna resolveram ocupar as escadarias da assembleia da república, apenas parando junto aos sentinelas da guarda de honra do parlamento e porque se formou um cordão da polícia de choque que ao contrário do que aconteceu em 1989 com o infame caso dos secos e molhados, se limitou a recuar até a entrada do parlamento para assegurar a segurança e evitar sem violência a invasão do parlamento.
Embora este tomar de escadas do parlamento tenha sido feito sob o grito de invasão, esta não chegou a acontecer porque faltou o quase ou então houve bom senso das partes, todavia o aviso ficou para quem o quser ouvir e ver; o povo no seu todo está farto de austeridade e hoje se ultrapassou uma linha não digo vermelha, mas sim amarela alaranjada a tombar para o vermelha que serve de aviso que os limites estão ser ultrapassados e que tal austeridade não leva a lado nenhum e que chegou a hora se se mudar o estado a que chegamos porque até a na Grécia já mandaram a troika passear e nem sei porque Portugal não tendo os problemas dos gregos não faz o mesmo.
Chegou o momento sim, o momento em que temos que acabar com o estado a que chegamos como diria o Capitão Salgueiro Maia, e infelizmente tenho que dar pelo menos alguma razão ao Dr. Mário Soares quando este disse que está na hora o presidente e do primeiro-ministro sairem pelos seus meios porque a coisa ainda vai ficar feia porque até já anunciam mais cortes e se para evitar ditaduras e extremismos se tem que derrubar a república e restaurar uma possível monarquia, então em nome de Abril e da democracia que se acabe com a república porque esta nação não precisa de extremistas e nem sei como foi possível o presidente da república ter ficado a dormir quando as forças da ordem rugiram bem alto como verdadeiros leões selvagens e cheios de raiva e que foram rugidos da mesma proporção do tamanho das estáutuas do dito felino símbolo do Sporting Clube de Portugal que está na base das escadarias do parlamento e hoje o parlamento merecia ser invadido sim e pelo visto Portugal está a aprender umas coisas com os brasileiros porque há não muito tempo aconteceu uma situação semelhante em Brasília.
Esta invasão como eu já disse é uma mensagem que está na hora dos senhores do poder da república verem quem manda mesmo na nação e que está na hora de outras forças que dizem ser a garantia da constituição se juntarem e fazerem o mesmo ou algo parecido ou algo mais profundo que fique tão marcado na nossa história que chegue ao ponto de ser mais um feriado no calendário.
E ficam as minhas perguntas de sempre: O que vai sair daqui ? Vamos assistir a mais manifestações como a de hoje ? Será que o poder da república entendeu a mensagem ? Quando é que deixam de cortar aos pequenos e cortam aos grandes ? Será que se aprendeu hoje alguma coisa ? Como foi possível o presidente da república ter ficado calado ? Será que para que a nação se mantenha democrática, temos que derrubar a república ? Até onde chegou este rugido ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário