Abriu-se A Caixa de Pandora ou Apenas é Fumaça e Pouco Mais....?
Ontem aconteceu algo que há muito tempo não se via que era as escadarias da Assembleia da República a serem tomadas sem que a polícia se virasse contra os manifestantes como acontece quase sempre ou como aconteceu há 24 anos quando em pleno Terreiro do Paço houve polícias contra polícias no protesto chamado "Secos e Molhados" e que foi o começo da queda de Cavaco Silva como Primeiro-ministro; mas desta vez a polícia de choque literalmente meteu o rabo entre as pernas e assim que as barreiras foram derrubadas e apenas se limitaram a fazer um cordão policial nas portas do parlamento.
E a manifestação das polícias de ontem já teve consequências com a demissão do director-geral da PSP e a nomeação de um membro da polícia especial para DG da PSP, não se sabe com que intenção e o ministro da tutela, Miguel Macedo afirmou nos telejornais que não vão haver mais subidas das escadarias como a de ontem e na entidade de segurança interna explica que a polícia de choque não carregou como é habitual para evitar males piores.
Noutro lado da cidade de Lisboa, na Aula Magna, Mário Soares apela a demissão voluntária de Cavaco Silva e Passos Coelho antes que sejam corridos a força e palavras semelhantes sairam da boca do Capitão de Abril, Vasco Lourenço que disse algo semelhante quando afirmou "Ou saem a tempo ou saem a paulada" e com tanta cacetada o ministro da defesa diz que as forças armadas têm material e sabem qual o seu dever.
Entretanto se fala em mais manifesações na escadaria do parlamento e quem fala nelas defende o mesmo tratamento que os polícias que protestaram ontem tiveram, ou seja, apenas a existência de cordões policiais e nada de cargas policiais porque todos os cidadãos são (em teoria) iguais perante a lei, embora já se saiba que em Portugal a lei válida em termos de igualdade e democracia é a mesma de "O Triunfo dos Porcos" (todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que outros) e o mais provável é que noutra invasão das escadarias do Parlamento aconteçam cargas policiais e vamos ver se estas prováveis cargas policiais não terão consequências depois das palavras do ministro da administração interna.
Estranho voi o silêncio do presidente da república e ate mesmo do primeiro ministro que pouco mais fizeram do que sacudir a água do capote ao contrário do que o Rei de Espanha fez no putsch de 23 de Fevereiro de 1981 onde o Rei mostrou fardado de capitão-general e contra os golpistas, mas longe de mim pedir a alguém cuja utilidade para nação é menor do que a um dum verme como Cavaco Silva, aparecer de farda mlitar, mas deveria de ir a fundo e saber o motivo porque os polícias fizeram o protesto de ontem como fizeram, se o fogo que atearam ontem ficou em braseiro e se o governo, melhor o desgoverno não está a pedir um puxão de orelhas ou mesmo a demissão pelo simples facto de violar por sistema a lei fundamental, a mesma que Cavaco por duas vezes jurou cumprir e fazer cumprir.
Já se houve falar em mais protestos semelhantes e ontem ficou o apelo para que a tropa se juntasse embora já se saiba que no dia 25 vai haver protestos silenciosos nos vários quartéis da nação e vai haver uma homenagem ao General Ramalho Eanes na antiga FIL, na Junqueira em Lisboa e vamos ver até onde esta onda agitada, esta borrasca de indignação vai e se vai dar a alguma coisa; mas uma coisa é certa tanto Irlanda como Grécia mandaram a troika passear e Portugal não passa duma nação que é tão submissa quanto um terrier e ao mesmo tempo tem dos salários mais desiguais e desproporcionados da eurolândia porque além dos altos cargos ganharem bem acima da média europeia, a regra na função pública e até mesmo na privada é: quanto mais se trabalha menos se ganha e não foi para isso que se fez a revolução ou que se fazem eleições, mas sim para cada um ganhar pelo seu mérito e que a nação seja nação e não apenas um clube desportivo, porque a nação em si está submetida a todos menos ao maior dos poderes sem ser o divino que é ao poder do povo.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Aonde isto vai parar ? Abriram a caixa de Pandora ? Vamos ter mais agitação ou a nação é tranquila ? O que nos espera mais de ontem em diante ? O que este desgoverno pensa do povo português ? Será que precisamos de dar umas espadeiradas na república ? Estará a fermentar algo de radical ? Porque o presidente da república e o primeiro-ministro sacodem a água do capote ? Será que vamos assistir a uma nova revolução ? Será que a Maioria Silenciosa e Silenciada em 1975 estará a ganhar voz e a fazer barulho ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário