Síria, Algo mais Problemático Que a Guerra de Espanha
Volto ao assunto do momento na imprensa internaconal, não por causa do problema das armas químicas que aparentemente parece estar resolvido ou a caminhar para uma resolução aparentemente diplomática onde as super potências como sempre desde 1945 tomaram conta do jogo e agora mandam e desmandam como lhes dá literalmente na telha como sempre.
O problema vai ser outro porque o relatório prévio da ONU confirma as armas químicas e crimes contra a humanidade feitos pela ditadura Al-Assad e um deles é bombardear hospitais cheios de doentes e ao mesmo tempo as forças do mesmo Al-Assad tem snipers ou franco-atiradores colocados em locais estratégicos para matar doentes e pessoal médico que entre ou saia do hospital e felizmente as notícias evitaram os detalhes mais violentos da coisa, porque a coisa na Síria está mais feia do que aparenta e está meter demasiadas vítimas inocentes, além de virtualmente querer fechar o acesso a cuidados médicos aos rebeldes e civis que ficam no meio dos combates e nem em Espanha se chegou a tanto embora houvesse crueldade de parte a parte em Espanha, mas o caso sírio está a aumentar a bitola da violência e está mais para Guerra da Bósnia do que Guerra de Espanha ou então mesmo é um misto das duas maiores barbáries do século passado sem serem as duas guerras mundiais.
Enquanto os dois polícias do mundo discutem o que fazer as armas químicas, algo de mais violento se vai passando porque agora a primeira vista o perigo do ataque dos EUA está posto em segundo plano tanto em plano interno como externo, embora agora sim se sabendo deste relatório prévio seria a altura para se começar a contar as armas porque a ditadura Al-Assad está mesmo a pedir um correctivo, embora tenha que fazer notar que os rebeldes sobretudo no ponto das armas químicas não sejam nenhuns santinhos mas agora a situação está a mudar de figura e o mundo mais ou menos civilizado espera pelo relatório oficial que sai já na segunda-feira, dia 16, mas que pelas primeiras impressões pinta uma situação mais negra da Síria do que aquelas que se sabe até agora porque se está a entrar numa situação que não são vitimas militares apenas, mas sim civis que não têm nada a ver com aquilo e agora sim é a hora de algo ser feito para travar a situação porque este mundo já viu sangue demais nos últimos 70 anos e a paz que muitos querem é cada vez mais uma utopia mais distante.
E ficam as perguntas de sempre: Aonde isto tudo vai parar ? Será que alguma vez o Médio Oriente vai ter paz ? Quem ganha com isto ? Qual o papel das super potências nesta situação em particular ? Já não está na hora de algo de radical ser feito ? Quem vai resolver esta situação ? Quando é que a guerra da Síria acaba de vez ? Será muito pedir para aquelas bestas pararem um pouco ? Quando é que o mundo tem sossego ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário