Falando a mentir, Mentindo

Nestes dias de fim de Estio e começo da época das vindimas que na Revolução Francesa se chamava o mês do Vindemiário quase como nunca a palavra mentira e o acto de mentira nunca teve tão na bocas do mundo ou melhor na boca dos portugueses comuns como nunca e ainda por cima a génese da mentira vem do topo do poder político da república.


Devem vocês estar a pensar que ando estranho como o tempo para ter dado um título como este paa este artigo, mas este artigo é um dois em um (pelo menos) com inspiração numa comédia de acção feita em Hollywood com Arnold Schwaznegger "Verdade da Mentira" e uma peça de teatro de Almeida Garrett "Falar a verdade a mentir" e depressa vocês depressa chegam a mesma conclusão que eu.


Começando por uma desta corda que parece um livro cheio de intriga digno de Dan Brown ou Rodrigues dos Santos, começo pela mais antiga que é o caso do envolvimento da ministra das finanças com os contratos Swap que insiste que nada tem a ver com o assunto, mas a CPI sobre  caso das Swaps descobre quase em cada audição de testemunhas, mais casos de envolvimento da mesma ministra Maria Luís Albuquerque que diz nada ter a ver com Swaps, como se explicar que aparece o seu nome assinando vários destes contratos quando a mesma ministra era secretária de estado do tesouro e nem dá a dsculpa esfarrapada como o facto de ter tido a sua assinantura falsificada e como tal não foi alegado está aos olhos de todos que ministra está a mentira de forma descarda e niguém corre com ela, em especial quando se sabe que em tempos de Cavaco Silva PM se via ministros e secretários de estado a demitirem-se por menos apenas porque o seu nome aparecia enxovalhado pelo pasquim de Paulo Portas e Miguel Esteves Cardoso que dava pelo nome de "O Independente".


E enquanto o pais vai descobrindo pelas audições da CPI dos Swaps que a ministra das finanças mente com quantos dentes tem na boca e ao mesmo tempo está blindada no desgoverno da ditadura Passos Coelho ninguém sabe ainda porquê, surge outro caso dementira assaz descarada e que mostra que por quem estamos a ser desgovernados há pelo mens 39 anos de suposta democracia.


E desta vez nada tem a ver com Swaps, mas sim com outra novela que mais tarde ou mais cedo acaba como uma novela policial de Moita Flores e que vai ter coisa de 400 episódios ou mais e várias temporadas assim como as míticas séries norte-americanas de televisão como Dallas ou CSI que +e o caso do BPN.


Este facto já foi falado aqui, e é o facto do presente ministro dos negócios estrangeiros estar metido no caso BPN em benefício próprio quando ainda há alguns dias o mesmo Rui Machete ter dito que nada tinha a ver com este banco de mafiosos que agora faz parte do sistema estrelar do banco angolano BIC e que chegou a ser uma espécie de conselho nacional  "oficioso" do PSD devido a enorme concentração de antigos ministros e secretários de estado de Cavaco PM nos seus quadros dirigentes  e tal como o caso mencionado, a mentira é rainha e é uma mentira nem negada nem assumida e que depois da invenção da "inverdade"  para justificar uma mentira barbuda, agora foi inventado outro termo para o mesmo significado que é: "incorrecção factual".


Este poder político da república portuguesa tem actualizado mais os dicionários de português em qualquer das suas formas (seja ela africana, timorense ou brasileira) do qualquer acordo ortográfico que possa ser inventado,  pois estão sempre a inventar novos termos para coisas e palavras que o cidadão comum abomina ou usa com muita moderação como é o caso da mentira.


Meus amigos e minhas amigas, caso Portugal fosse um país com algum grau mínimo de civilização e honestidade como o Brasil, a Itália, a China vermelha ou mesmo a Espanha se poderia ver pelo menos um protesto do povo sem ser preciso haver qualquer base partidária para que vissem Urbi et Orbi, o descontentamento da nação e enventualmente a demissão e consequente julgamento desta corja de mentirosos e quase todos maçons que mandam e desmandam no poder político da república, desgraçando uma nação que existe há quase mil anos e é o estado-nação mais antigo da Europa e um dos mais antigos do mundo e que tem a suas fronteiras soberanas reconhecidas há mais tempo em todo o planeta Terra.


A nação está fara de tantos mentirosos no poleiro que sobem lá ao poder da república através de umas eleições que são tidas como democráticas,mas que na realidde são tão combinadas como nos tempo do Estado Novo, havendo uma pequena grande diferença: é que no Estado Novo era um galo para um poleiro e agora são vários galos a querem o mesmo poleiro e tal como as aves que os guarda-redes do futebol odeiam e muitos gostam de comer de churrasco, assim que se apanham no poleiro cagam para baixo em especial daqueles que os supostamente os meteram lá, mas com tanta ligação secreta e tanta mentira, coisa que não existe em Portugal são eleições limpas e apenas existe mentira num poder que está cada vez mais podre.


E hoje quase de forma irónica, José Sócrates disse no seu bitaite de fim-de-semana na tv do Estado que correria com Rui Machete que por acaso está ligado a FLAD e outras organizações semelhantes pelas suas mentiras, mas será que o mesmo Sócrates se demitiu quando foi o caso das sucatas ou quando um dos seus ministros fazia algum acto menos claro....não, ninguém dos tempos do Sucateiro Sócrates saiu do seu desgoverno por actos menos lícitos, ficando sempre até quando quis e Sócrates teve muita lata ao dizer que demitia Machete quando nunca demitiu nem Armando Vara ou outro dos seus ministros por mentirem em CPI's e sobretudo ao povo português.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Porque se mente tanto em política ? Para quando a verdade na política ? Porque estes mentirosos não se demitem ? Será preciso que alguém faça algo em nome da verdade e da lealdade democrática ? Será que as eleições em Portugal são limpas ? Quem escolhe estes mentirosos ? Foi para isso que se fez o 25 de Abril ? Quem ganha com tanta mentira ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler,comentar e  divulgar

Comentários

Mensagens populares