Coelho Com Caçador CXVII - Os Cortes Já Começaram !
Se começou a dizer que os cortes nas reformas dos funcionário públicos reformados estão para começar e o Sindicato dos Quadros Técnicos disse que a suposta convergência de reformas com o privado é mentira e muitos falam até ao ponto de uma ONG internacional de origem britânica conhecida por matar a fome a milhares de seres humanos por este mundo de seu nome Oxfam afirmou que a austeridade vai aumentar os desequilíbrios entre ricos e pobres, para não falar em diversas opiniões de economistas de todas as áreas políticas já têm dito que esta austeridade e este corte nos salários e reformas e aumentos do tempo de serviço vai ainda paralisar uma economia que começa a ter umas pequenas folhinhas primaveris de recuperação económica.
Acontece que sou filho de uma aposentada da função pública e consigo alguma informação antes dela sair para os jornais ou mesmo para os sindicatos e na semana passada, mais precisamente na Sexta-Feira, 6; a minha mãe recebe uma carta da Caixa Geral de Aposentações onde vem que lhe vão cortar cerca de 40 euros da pensão que corresponde aos tais corte porque a minha mãe meteu a papelada da reforma com cruzamento de leis de contagem de tempo, ou seja, a reforma-base em termos de valores e contagem de tempo tem duas parcelas P1, correspondente a lei antiga que vem dos já saudosos tempos do Estado Novo, com uma ou outra adaptação e que rezava que bastavam 36 anos de serviço para se ter a reforma completa e a P2 que já conta com os aumentos de tempo de serviço para praticamente 40 anos de serviço e o corte incide sobre a P1 que é cerca de setenta e muito para não dizer 80% da reforma da minha mãe que deu 41 anos dos seus 62 anos de vida para trabalhar para o Estado para ganhar uma ninharia e o caso da minha em termos de cortes nem dos mas graves porque quem apanhou a reforma apenas co a Parcela P1 leva com os 10% de corte em cima na sua totalidade.
Tomara que os cortes nos reformados da função pública fossem só estes, mas não são porque aqueles aumentos das taxas de IRS e da ADSE dos reformados não vão incidir sobre a reforma em si, mas sim sobre o total obtido da soma dos valores da reforma em si, publicados quando sai o despacho da reforma em Diário da República mais o duodécimo do subsidio de Natal que é automaticamente retido pelo Estado e ainda se tem que pagar mais imposto além da perda do duodécimo do subsídio de Natal ainda se tem que descontar mais e os descontos na reforma agora com os novos cortes no caso particular da minha mãe somam quase 100 euros, como já não tivessem sido suficientes 41 anos de roubo, digo de descontos.
Estes cortes são pelo menos pornográficos quando se sabe quanto nos custa todos os meses o gabinente de Passos Coelho apena em despesas e logo carros apenas para o Führer presidente do Conselho Passos Coelho são 42 ou 45 carros todos dignos de fazerem parte da colecção privada de Cristiano Ronaldo ou Donald Trump e cada um com o seu chofer, mais não sei quantos adjuntos e assessores com direito a carro e mais 15 secretárias pessoais apenas para Passos Coelho e todas mulheres, fora o resto de outras despesas que não se conhecem.
Agora se for feita uma junção de valores entre apenas os custos do gabinete de Passos Coelho, mais os gabinentes do resto do desgoverno e os salários e mimos dos deputados da república e se estes fossem cortados de forma draconiana do estilo meio ordenado para os políticos e fim dos mimos dos ministros, secretários de estado e deputados da republica, se chegaria de alguma forma ao tais mui famosos 4 biliões de euros exigidos pela troika ou mesmo se não se chegasse a estes mesmos 4 biliões; os cortes sobre quem trabalha a sério no Estado e ganha apenas umas moedas, seriam bem menores e nem sequer haveriam cortes nas reformas abaixo de mil euros.
Mas enquanto as reformas daqueles que descontaram 30, 36, 40 ou mesmo mais de 40 anos para ter uma reforma digna sofrem cortes, as reformas dos senhores do poder político da república não sofrem qualquer corte graças a uma lei criada pelo sucateiro Sócrates que literalmente blinda as reformas, salários e restantes regalias dos políticos contra quaisquer tipo de cortes e austeridades enquanto quem estuda ou estudou e quem trabalha ou trabalhou e tem a sua reforma se f..... para sustentar os chulos que estão no poder da república e que em vez de darem um exemplo de alguma frugalidade como o Papa Francisco ou casos mais extremos a frugalidade de Salazar e as suas galinhas que iriam acabar nas suas canjinhas, fazem exactamente o oposto, deixando quem vive do seu trabalho ou da sua reforma cada vez mais perto de dormir na rua ou em pensões duvidosas e a pedir esmola para sobreviverem e a chamada social-democracia é exactamente o oposto daquilo que a ditadura de Passos Coelho e da troika estão a fazer a esta nação e Passos Coelho fala de vez enquando em Sá Carneiro, mas quando falar em Sá Carneiro desinfecte antes a boca com creolina, lixívia, amoníaco e alcool a 96º antes de mencionar um dos poucos políticos do pós 25 de Abril que tinha os tomates no sítio e por isso foi assassinado e se comparado a Passos Coelho é algo de tão extremo como comparar Bin Laden ao Papa Francisco sendo que o papel de Bin Laden tem Coelhos pelo meio.
Chega de tantos cortes sempre nos mesmos porque quem deveria de levar os cortes está sempre livre deles e quem deveria de apontar o dedo a estas injustiças está calado e apenas se ouviu algo de concreto da boca de um dos coordenadores do Bloco de Esquerda, Dr. João Semedo (João Semedo é médico e não Relvas Graduated), que disse que a medida é anti-social entre outros defeitos, mas confesso que foi civilizado demais perante o caso; de resto todos os outros se calaram ou pelo menos não tenho conhecimento de qualquer reacção.
Apesar da reacção do Bloco e que é sempre bem-vinda, o silêncio ou uma certa inacção do resto do poder político da república, além de desiludir quem votou pode também alimentar ainda mais extremismos que são sempre de evitar sejam eles de esquerda ou de direita porque a filha de Heródoto e que é regida pela musa Clio de seu nome História, mostra sobretudo com as ditaduras dos anos 30 e mesmo no caso português que foi antes do crash da Bolsa de Nova Iorque em 1929, que as ditaduras normalmente surgem de crises económicas extremas, governos egoístas e despesistas que não colocam o dinheiro onde devem colocar, ficando-se com ele e ao mesmo tempo impondo medidas que vão parlisando o país e aumenta os contrastes sociais e os extremistas nascem exactamente naqueles que sofrem mais com estes contrastes como foi o caso do comunismo e do nazismo e tanto Portugal como o mundo já têm a sua dose de ditaduras e extremistas e esta maldita génese tem que ser logo travada e esterlizada de início antes que seja tarde e não podemos contar com quem de dever para este dever porque estes ficam encostados e palavras acertivas como as do Dr. Semedo são bem-vindas e agradecidas, no entanto é pouco e algo mais tem que ser feito nem que seja derrubar a república e se sair do euro.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Porque são sempre os mesmos a pagar ? Quando é que cortam no poder político da república ? Quando é que estes roubos e assaltos acabam ? Porque quase todos se calaram ? Estão a espera de extremistas para acabar com mais este roubo ? Porque roubaram os subsídio de férias dos reformados da função pública ? Porque não mexem nas reformas dos políticos ? O que ganham ao paralisar ao país fazendo com que o dinheiro pare ? Para que nos serve a república e o seu presidente ? Porque Portugal não sai do euro ? Porque não se referenda o euro ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário