Coelho Com Caçador CXIX - Pázinho ouve a Troika, mas sem o Escurinho
Ontem aqui vos falei que os patrões no geral, disseram basta de tanta austeridade e pelo visto não são os únicos porque de dentro da própria troika começam a vir recados de sentido semelhante embora se possam considerar palavras mais subtis, mas que cuja ideia base é a mesma, basta de austeridade ou usando as palavras do representante do FMI na troika, o economista-chefe Olivier Blanchard, disse que os ajustamentos têm que ter limites de velocidade mesmo com a pressão dos credores e que os ajustamentos feitos a toda a força como na Grécia ou em Portugal provocaram uma contracção da economia aumentando ainda mais a crise, ou seja, em linguagem popular: "Se não morres do mal, morres da cura".
Estas palavras que surgem no primeiro dia das avaliações 8 e 9 da troika podem dar que pensar em que o truque do cinto apertado que nunca é para todos tem os seus dias contados e agora temos que ir para uma filosofia de Paul Krugman, ou seja; dinheiro a circular, criação de emprego e consumo aumentado e feito por mais pessoas de forma em que as receitas fiscais da nação cresçam o suficiente para que estaa pague as suas dívidas e ao mesmo tempo consiga ser autónoma e soberana no ponto económico.
Pode-se dizer que só agora é que acordaram para a utilidade do método propospto pelo economista norte-americano e Prémio Nobel da Economia do ano de 2008, ironicamente do ano em que a crise começou, não por excesso de consumo, mas sim pelo seu oposto; devido a uma regra Tio Patinhas que nos colocou de patanas e agora há uma mente luminosa que no FMI viu a bosta que andaram a fazer este tempo e agora eu e muitas pessoas neste mundo de Deus gostava de saber de como vão descalçar esta bota e resolver as situações de Grécia e Portugal causadas por esta regra da austeridade extrema que apenas serviu para encher os poderes políticos das respectivas nações e nunca servu realmente para que as dívidas externas fossem pagas.
Entretanto já sentem os efeitos da nova dose de austeridade e com estas palavras vindas do FMI fica-se na dúvida por um lado de quem tem razão nestes tempos ruins e por outro lado se a asuteridade foi aplicada de forma errada quem vai corrigir os erros e as consequências destes mesmos erros quando se sabe de tabela que são sempre os mesmos a pagar.
Assim sendo a esquerdalha que se tanto armou em Salomé e pedia a cabeça deste desgoverno numa bandeja de prata começa a ter razão quando o queria e não são os únicos porque também na direita se pedia o mesmo e quando se tem uma ministra das finanças que mente, juros da dívida em 7% com um governo supostamente estável e se sabe agora que Portugal deu uma overdose de austeridade ao seu povo muito semelhante a que foi aplicada na Grécia e com as consequências que sabemos pelos jornais, qual será então a dignidade do desgoverno Passos Coelho estar na frente dos destinos da nação milenar de seu nome Portugal ? Esta pergunta começa a ganhar validade como nunca ganhou nos tempos mais recente e vamos ver quem responde a ela e vamos ver o que a dupla avaliação da troika vai dar em termos de resultados práticos e se sabe entretanto que a última letra da venda da ANA - Aeroportos e Navegação Aérea aos franceses da Vinci rendeu quase metade do buraco que a troika quer ver tapado voltando-se a levantar a pergunta do porquê de se apertar o cinto... Mas um detalhe antes de fechar o artigo com as perguntinhas de sempre, não se esqueçam que António José Seguro era um dos adjuntos/subalternos do sucateiro Sócrates quando ele começou a afundar o país e ele não é tão diferente de Passos Coelho como aparenta e no fim das contas acaba por ser farinha do mesmo saco.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Até quando vamos apertar o cinto ? Do que nos serve a austeridade ? Porque não se produz mais ? Porque não colocam mais dinheiro a circular ? Quem ganha com a austeridade ? Quem são os calhordas por detrás disto ? Se a austeridade poderia ser mais leve, quem vai pagar pelos erros cometidos ? Porque são sempre os mesmos a pagar ? O que a dupla avaliação da troika vai render ? Estará na hora de Portugal mudar de governo ? Estará na hora de Portugal mudar de regime político ? Foi para isso que nos serviu o 25 de Abril ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário