25 Anos depois.....

Hoje passam 25 anos do 9/11 da baixa pomblina que foi o incêndio do Chiado e ainda me lembro de muitas coisas daquela data, e quando dou as minhas voltinhas pela baixa tenho a estranha sensação que parece que se passou outro incêndio porque só vejo lojas a fechar por toda a espécie de motivos e boa parte delas não são substituídas por outras e muitas delas se não são históricas pouco longe andam deste estatuto, até me lembro onde eu estava naquela maldita data: estava em casa a provar o meu fato ou smoking branco que usei na minha Primeira Comunhão feito pela minha avó porque tínhamos sido convidados para o casamento de uma vizinha da qual na altura tínhamos muita estima e a boda eram 3 dias depois e a minha avó era uma costureira picuínhas (deve ser dela que puxei o ser picuínhas quando estou a cozinhar) daí os 3 dias para dar um jeito a fatiota.


Mas naquele dia fui acordado pela minha mãe em pânico e apesar de estar em férias escolares e me estar a preparar para entrar na 3ª classe e quase com tudo comprado para a escola (na altura a minha irmã tinha uns 5 anos e ainda não andava na escola) numa manhã de Verão não muito quente como a de hoje, mas fria e sobretudo trágica e de aflição.


Quando me levantei, olho para a televisão e vejo os Armazéns do Chiado e do Grandella feitos em cinzas tomados pelas chamas e fico de boca aberta, a minha irmã chorava com medo e qual ironia, uns dias antes da tragédia tinha ido com a minha família comprar algumas coisas para a roupa que íamos levar ao casamento e umas bugigangas para nós os dois, desde brinquedos que na altura estavam a bom preço, até algum material escolar em falta e eu quando vi aquilo primeiro fiquei de boca aberta e depois olho para algumas coisas que tinham sido compradas naquelas mesmas lojas e fiquei com uma estranha sensação de perda e depois desta parte material vi o bombeiro que morreu todo queimado em directo pela televisão e depois o desespero dos soldados da paz, que graças a uma obra asinática do presidente da CML da altura, Kruz de Abecassis; aumentou a tragédia de forma exponencial e que poderia ter sido reduzida ou mesmo evitada se não fosse tal obra e a obra foi uns florões metidos no meio da Rua do Carmo e parte da Rua Garrett que impediram os trabalhos dos bombeiros ou dificultaram.


Hoje em dia temos um caso um pouco de nada semelhante no Marquês de Pombal e tal como há 25 anos o Largo do Rato sofria obras para aquilo que se veio a tornar na extensão do metro até este largo alfacinha e que cujo chão estava todo escavacado, hoje é a Rua do Ouro com a mesma aparência e vamos ver qual vai ser o novo 9/11 que a cidade que reza lenda ter sido fundada por Ulisses e que tem como padroeiros S. Vicente e Sto. António de Lisboa e de Pádua e vos digo que há 25 anos me deixou arrepiado e eu tinha 9 anos, o de Nova Iorque me deixou quase borrado de medo, e agora um semelhante me vai deixar possesso de raiva porque nos dois casos onde houve mortes poderiam ter sido evitados e no caso lisboeta nunca se soube qual a real causa, mas muitos de entre os bombeiros que andavam pela cidade capital da Lusofonia diziam que tinha sido fogo posto e o processo de investigação nunca deu em nada e acabou por desaparecer e na volta milhares de pessoas perderam o seu ganha-pão e quando se perde um emprego pode ser quase como uma morte quando quem perde tem uma idade demasiadamente alta para trabalhar e demasiadamente baixa para se reformar de forma digna e além do bombeiro que faleceu alguns dias depois, ainda nnguém explicou nem explica como alguns dias depois deste verdadeiro 9/11 lisboeta apareceu nas ruínas do Eduardo Martins o corpo de um maquinista da marinha sem ninguém explicar o motivo da presença do marinheiro bem no cerne do desastre.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Quem são os culpados do 9/11 de Lisboa ? Quem ganhou com isto ? Porque o Chiado está tão abandonado ? Porque não moram pessoas no Chiado ? Qual e onde vai o novo 9/11 de Lisboa ? Quando é que esta cidade volta a ser das pessoas que cá moram ? Que país é Portugal ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar


 

Comentários

Mensagens populares