Outra Vez mais do Mesmo no Mesmo Sítio

De novo uma escola pública, mais precisamente um liceu volta a ter cenas de violência e de novo o liceu ou escola secundária Seomara da Costa Primo, na Amadora e que ainda há coisa de um mês teve tristes incidentes que acabaram com feridos e mortos o que é sempre de lamentar numa escola seja ela pública ou privada e há coisa de um mês os incidentes lá ocorridos tiveram uma causa apurada, o suposto roubo de uns óculos de sol.


Agora foi o caso de um aluno do mesmo liceu que foi esfaqueado nas costas e numa perna e que ainda se arrastou até a escola em epígrafe e recebeu assistência médica do INEM e foi encaminhado para o hospital S. Francisco Xavier onde vai ser operado aos ferimentos e mais nada se sabe nem o motivo ou quão profundas são as feridas e apenas nos resta lamentar o sucedido e que o jovem em questão se recupere depressa e sem grande sequelas.


Tenho que sublinhar que neste liceu algo vai mal porque no espaço de um mês apenas é o segundo caso com ferimentos com arma branca que envolve alunos e/ou ex-alunos desta mesma escola e o lugar secundário de crime é sempre o mesmo, a entrada da mesma escola; desconheço o que se passa na zona envolvente desta mesma escola ou o que se passa com os alunos, mas algo está mal e algo tem que ser feito antes que esta mesma escola se transforme num matodouro e gostava de saber o que estes alunos em especial dos liceus públicos têm na cabeça porque não estão a respeitar a instituição Escola e nem ninguém os ensina a respeitar a escola que foi algo que aprendei tanto nas escolas públicas onde estudei bem como nos colégios por onde andei a estudar a adquirir os meus conhecimentos.


Nestas escolas-problema como em muitas escolas oficiais não-problema têm nos tempos mais recentes as chamadas super turmas com mais de 30 alunos onde a qualidade do ensino é uma miséria mesmo se comparada aos tempos da classe de '79 e os bons alunos em especial nas escolas públicas são pouco e nas escolas-problema, muitos alunos lá não estão para estudar, mas sim para manterem o abono de família e o RSI porque das duas uma, ou as suas famílias são vítimas da austeridade ou então são encostados aos subsídios e sabem enquanto o filho ou semelhante andar a penar pela escola nem que seja para marcar presença o dinheiro continua a vir para pagar as contas e em muitos casos o comer de cada dia.


E volto a bater no ceguinho a defender que nos dias de hoje e com o desgoverno que temos, quem tem filhos tem que pensar seriamente em colocar os seus rebentos em escolas privadas porque as escolas públicas praticamente não oferecem a mínima segurança embora hajam ainda escolas oficiais com todas as virtudes embora com o presente desgoverno e com as políticas sociais do mesmo desgoverno e com estado da nação cada vez sejam menos com a quantidade de minorias sem vínculo ao seu país de origem e com a falta de algo para fazer escolhem caminhos errados e depois se sabem destes casos pela imprensa.


Gostava de saber onde param as autoridades da república se estes casos estão a ficar ferquentes e porque raio têm que os pais que colocar os seus filhos em escolas pagas sem puder porque apesar da carga fiscal que se paga nesta nação que cada vez serve para menos Estado e cada vez para maiores e maiores desvios de verbas que no final das contas ninguém sabe aonde param embora se tenha a desconfiança sobre onde anda o dinheiro.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Que caminho leva Portugal ? Aonde está  o ensino de qualidade ? Quando acabam eses casos ? Será que as crianças e os adolescentes estão seguros nas escolas ? Para que serve o ministério da educação ? Para que servem os nossos impostos ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares