Brasil e Portugal, Que Irmãos Tão Parecidos e Tão Diferentes

Nestes dias mais recentes se tem assistido a uma verdadeira versão brasileira da Primavera Árabe que tem servido de mote para muita coisa que tem acontecido no mundo dito civilizado que está a acordar de uma hibernação induzida pelos políticos e que não é saudável para ninguém nem para nenhuma nação nese mundo sempre presente e quase sempre actual.


Do pouco que se sabe, se pode dizer que a a agitação que se passa no Brasil começou por causa de um aumento de 20 centavos de real (a moeda brasileira) nos bilhetes e passes dos autocarros e metro que quase todos são de privados e embora possa parecer muito, este valor convertido em euros dá algo entre os 5 e os 7 centavos de euro, o que para nós pode parecer uma ninharia e este protesto foi acompanhado por um cada vez maior desacordo contra a realização da presente Taça das Confederações e dos futuros mundial de Futebol 2014 e Jogos Olímipicos de Verão de 2016 na cidade do Rio de Janeiro, sobretudo por causa dos gastos faraónicos e das chamadas derrapagens (como aconteceu com Portugal tanto na Expo'98 como com o Euro 2004) e para atiçar ainda mais a ira dos milhões de brasileiros e brasileiras que saem as ruas praticamente de todos os sectores e classes sociais e de todas as idades ainda se tem que contar com sistemas de educação pública oficial e o sistema de saúde que estão deficitários tanto de mão de obra como de meios materiais e financeiros, mas sobretudo dos dois últimos enquanto a classe política leva aumentos pornográficos. Para complicar mais ainda a situação dentro dos manifestantes, há maifestantes pacíficos que reclamam pelos seus direitos de forma ordeira e os desordeiros que partem tudo que vêem a frente e depois ainda se tem que contar com as autoridades policiais que ainda atiçam mais o fogo com as suas cargas.es


Vocês caros amigos e amigas ao ler estas linhas acima podem me questionar que raio tem a ver a situação em Portugal e a sitaução brasileira? E a resposta é directa, concisa e duma facilidade medonha: tudo e mais alguma coisa e nada ao mesmo tempo; e agora vocês começam a pensar que coisa estou eu a pensar ou o meu lote de café especial me estará a fazer mal e a minha resposta é que basta ver os jornais, ver a televisão ou ouvir rádio que depressa se chega a esta conclusão.


Tudo e mais alguma coisa: Sistema Nacional (no Brasil: Único) de Saúde que funciona mal nos dois países, escola pública nos dois países nem vale a pena fazer a comparação porque têm problemas, autoridades, forças de segurança e militares de baixo escalão cada vez mais mal pagos em ambas as nações, reformados sem dinheiro em ambos os países, um poder político com construções faraónicas (Euro 2004 e Expo'98) e a corrupção cada vez maior.


O nada: todos festejaram quando foram os grandes eventos nacionais dos últimos 25 anos, ninguém valou sobre o que iria mal e se sobretudo Portugal poderia pagar as obras e manter o chamado Estado Social e no fim das contas os ricos ficaram cada vez mais ricos, o desemprego aumento e a miséria tanto material como espiritual aumentou de forma brutal e tal como no Brasil aqui aumentam os preços dos transportes mas não melhoram a sua qualidade e quantidade, até as diminuem.


Podem me achar extremista, mas temos que fazer um cálculo da proporção de pessoas que moram e habitam no Brasil (mais de 190 milhões de almas) e as mesmas variáveis em relação a Portugal e com tantas contas, Portugal é mais parecido com o Brasil do que se pensava e enquanto os brasileiros saem para as ruas e protestam seja de que forma for; aqui em Portugal parecem uns bezerros numa anestesiante submissão.


E ficam as mnhas perguntas de sempre: Como conseguem ser tão submissos os portugueses? Estão a dormir ? Aonde para a coragem dos Portugueses ? Será Portugal acutal, uma nação de cobardes ? Será que alguma vez, os portugueses vão acordade desta submissão ? Para que serve a república e os respectivos presidentes ao Brasil e a Portugal ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares