A Insustentável Palhaçada do Dia da Raça
Hoje é ou foi mais um dia da Raça, conhecido como dia de Camões, Portugal e das Comunidades Portuguesas e muito se falou num naconalismo que não o naconalismo preciso para os tempos presentes, mas um certo ideário entre o pensamento de alguns intelectuais e uma certa utopia mais utópica que a que foi escrita por S. Thomas More em 1516 como a reconquista de Olivença quando os locais se reconhecem como espanhóis.
Mas a festa grande estava reservada para a cidade alentejana e raiana de Elvas vizinha da cidade espanhol onde todos iam buscar caramelos, (alguns ainda vão) quando na parada militar na manhã de hoje tanto o presidente do conselho Führer Passos Coelho como o seu protector com a alcunha de palhaço que é mais conhecido por aquele fantoche parasita que mora no Palácio de Belém e que nem se sabe está vivo de seu nome Cavaco Silva e que se diz presidente da república embora passe o tempo em animação suspensa; e estes dois elementos foram assobiados na parada e levaram nomes doces que ficaram entre o palhaço e o gatuno fora outras delicadezas que o microfone da televisão e das rádios não captaram e depois da parada, assim pela hora do almoço foi a mesma chachada de sempre da entrega de medalhas desta vez sem nenhuma gaffe de especial.
Embora não tivesse tido gaffes, foi um relatório e contas altamente parcial dos tempos do cavaquismo onde o sector primário em especial agro-pecuário e pescas que foi o alvo dos cortes cavaquistas com subsídios de arranque de vinhas e abate de barcos de pesca o que resultou um aumentar do quase crónico déficit da balança comercial onde em alturas de maus anos agrícolas ou de grande desastre em termos de incêndios florestais tem-se que importar quase tudo que comemos e nem somos autónomos em cereais, algo que ainda ia acontecendo antes da entrada na UE e sobretudo era um facto nos tempos do Estado Novo e até mesmo nos tempos da Reforma Agrária do Verão Quente e do PREC; aquele discurso foi entediante e apenas um resumo dos tempos de Cavaco primeiro ministro, faltando mencionar as auto-estradas, o Centro Cultural de Belém, a primeira pedra da Expo'98 e áreas envolventes e por aí fora.
Por outro lado, o discurso do presidente da Comissão Organizadora, Silva Peneda, (antigo ministro de Cavaco para o trabalho e segurança social no seu segundo mandato completo como PM) foi muito mais conciliador e relativamente na área daquilo que se chama politicamente correcto, não deixando de dar vários recados velados aos parceiros sociais, sobretudo ao desgoverno de Passos Coelho.
Os medalhados além de presidentes da câmara em fim de mandato, tenho que destacar a medalha atribuída a jornalista Fernanda Freitas que apresentou e criou o programa da RTP-2 "Sociedade Civil" que mostra o verdadeiro lado social e voluntarioso da nação; de resto alguns mlitares um deles com folha de serviços e muitos contribuintes para estado-betão de Cavaco Silva PM, apenas sendo a excepção o médico Dr. Álvaro Malta, com 50 anos de carreira ao serviço do Estado na maternidade onde quase todos nós nascemos ou temos algum familiar que lá nasceu: a Alfredo da Costa e que este desgoverno de genocidas quer encerrar.
E fazendo uma analogia com o futebol, a "zona mista" entre o palco da cerimónia o banquete foi algo parecido a uma qualquer reacção na assembleia da república a um qualquer discurso oco do presidente da república embora os representantes dos partidos com assento paralmentar fossem a correr para o banquete que era cabrito no forno, vinho alentejano e a sobremesa era sericaia com ameixa de Elvas (que inveja) que como sempre saiu dos nossos impostos, e assim foi um dia da raça cada vez com menos valor num país que tem grande parte do seu tecido empresarial em mãos estrangeiras sobretudo chinesas e angolanas e que cada vez é menos soberano.
E ficam as minhas perguntas de sempre: O que Cavaco Silva queria com aquele discurso ? Porque Cavaco não chamou a atenção do desgoverno ? Quanto é que custou ao erário público este carnaval ? Custa reconhecer mais cidadãos úteis a nação dos que os poucos que foram reconhecidos hoje ?
Para que nos serve o dia da raça se nem mandamos nas nossas principais firmas ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário