Punido Por Ter Dito A Verdade

Não são poucas as vezes que dou por mim a perguntar se a república portuguesa é mesmo tão democrática como diz ser porque as insttuições, cargos e respectivos titulares se colocam num nível divino, acima do Cardeal de Lisboa e restantes bispos e arcebispos e até pensa que é mais que o Papa ou cargos equivalentes cheirando por vezes a uma certa folle de grandeur pensando que é Deus.


E vos digo isto porque o quase sempre polémico e portista dos sete costados, Miguel Sousa Tavares disse a verdade ao chamar palhaço ao inútil ser semi-vivo que existe no Palácio de Belém e que dá pelo nome de Cavaco Silva, numa entrevista dada ao Jornal de Negócios de hoje e tais palavras palavras de Miguel Sousa Tavares vão custar ao conhecido escritor e jornalista um processo em tribunal pelo crime de difamação do presidente da república que é punido até 3 anos de prisão ou 60 dias de multa.


Para os mais próximos daa minha geração se devem lembrar de um programa que dava nas tardes de Sábado na RTP-1 anos 80/90 chamado Fisga onde se cantou o hino nacional da república em versão rock e o autor da façanha respondeu em tribunal e o caso acabou arquivado ou com uma simples multa ou algo assim e assim meio off-topic não nos podemos esquecer que os Queen tocaram várias vezes o hino do Reino Unido, os Sex Pistols fizeram o mesmo chegando a ofender a rainha no seu jubileu de prata e nada aconteceu a Sid Vicious, Jimi Hendrix, fez um improviso com o hino dos EUA que virou ícone da arte de bem tocar uma guitarra eléctrica e ninguém comeu ninguém; mas no caso do programa Fisga advinhem só quem era o presidente do conselho da altura, um certo cidadão chamado Aníbal Cavaco Silva.


E agora passados quase 30 anos deste mesmo programa, voltamos a assistir a uma cena semelhante porque Sousa Tavares chamou palhaço ao cargo e não ao cidadão Aníbal Cavaco Silva e mesmo que fosse ao cidadão bastava uma simples queixa por injúrias porque nos EUA chegam a ser ofensivos para o cidadão Obama e não há conhecimento deste carnaval todo porque nos EUA a liberdade de expressão chega a ser mais importante do que ter comer na mesa para comer e esta atitude do inútil ser de Belém mostra que a podre, velha e sobretudo senil república nunca deixou de ser uma ditadura desde 5 de Outubro de 1910, o dia em que a nação que deu novos mundo ao mundo começou a perder a conta-gotas a sua soberania e este senhor que se ofende por ter sido chamado de palhaço deu o tiro de misericórdia na nossa soberania a nos meter nos carnavais da União Europeia para encher as bilhas dos seus amigos.


Para encerrar antes das perguntas: apenas afirmo que esta novela toda é uma palhaçada tão grande como a última reunião do conselho de estado e que assim sendo está na hora de abater colunas à república porque este povo mártir  que é o português precisa de um poder justo e verdadeiramente democrático e não uns fascistas de pacotilha que não passam duns palhaços ao serviço de interesses mais do que escuros e conspirativos e não foi para isso de certeza que os capitães fizeram o 25 de Abril.


E como sempre ficam as minhas perguntas de sempre: Que palhaçada é esta ? Porque Cavaco Silva não fez algo mais simples e levantava um simples processo por calúnia ? Voltamos a censura ? Aonde pára a liberdade de expressão ? Será preciso um novo 25 de Abril ? O presidente da repúblicaa pensa que é Deus ou o Papa ? O que pensa Cavaco de Portugal e dos portugueses ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares